Adestrador de Cães
Qua, 19 de Novembro de 2014 10:03

Estudantes do curso de Adestrador de Cães do PRONATEC participam de aula prática com animais.

Aula Prática curso de Adestrador de Cães 21No dia 18 de novembro, o curso de Adestrador de Cães promoveu uma aula prática com animais. A iniciativa, ministrada pelo professor do curso, Andrês Sales Coelho, contou com a participação de 11 alunos.

Esse trabalho é oferecido pelo PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e realizado pelo IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

As aulas acontecem no prédio de Edificações Câmpus. Na ocasião, os estudantes puderam aprender métodos de adestramento, uso dos equipamentos para treino (proteção) e também quanto à entonação oral e postura corporal que se deve manter no trato com os animais.

"A prática é importante para aplicar a teoria aprendida em sala de aula. E somente a repetição do treinamento que faz com que o aluno se condione cada vez melhor", explicou o professor Andrés.

Antes do treino, o professor explicou como se deve usar vários equipamentos recorrentes do adestramento de cães: manguin, salsicha de mordida, jambier (luva de perna), bite pillow e o uso de bite suit.

Durante a aula prática foram utilizado três cães. Dois deles eram cães jovens e que foram usados para o trabalho de mordida. O outro, um cão adulto e já treinado, foi usado para os alunos experimentarem, na prática, como é a mordida de um cão.

"Este momento onde há maior envolvimento entre os alunos durante as aulas. Lembrando que somente durante a aula prática é que saberemos se realmente entendemos a teoria e é o momento de solucionarmos nossas dúvidas", concluiu um dos estudantes do curso, Mauro Barbieri.

Texto e fotos: Cleciana Rangel.

Revisão: Lucas Constantino.