Login



Inseticidas naturais
Sex, 24 de Outubro de 2014 07:11

Curso de Agricultor Orgânico do PRONATEC realiza demonstração com uso de inseticidas naturais.

Inseticidas Naturais 05O curso de Agricultor Orgânico demonstrou o uso de caldas de manipueira, de extrato de talos de tomateiro, como inseticidas naturais contra formigas e pulgões e também do uso da calda bordalesa para o manejo de doenças. A demonstração aconteceu durante a 1ª Mostra de Jardinagem e Paisagismo que aconteceu no dia 18 de outubro no Câmpus Muzambinho.

A manipueira é o resíduo de raspa da mandioca extraído na produção de polvilho e tem a propriedade de controle de formigas. Pode ser usada também contra pragas de solo e no controle de ácaros, pulgões, lagartas. Esse produto em especial está sendo estudado em um plano de negócio pelos produtores cooperados da COOPERPIZA, do Bairro Macaúbas em Muzambinho.

Já o extrato de tomateiro é preparado com 0,5 Kg de folhas e talos e misturados a um litro de álcool comercial e deixado em repouso por uma semana. Após ser coado com pano fino e firme, o extrado é diluido em água e usado para pulverizar plantas para prevenção dos danos dos pulgões.

Na demonstração, o professor Eugênio José Gonçalves e os estudantes também explicaram como é feita a calda bordalesa, uma das mais utilizadas para manejo de doenças fungicas na agricultura orgânica, que contém sulfato de cobre (200 g) e cal virgem (200 g) diluídas em 20 litros de água.

Além desses inseticidas naturais, explicou-se como se pode fazer o controle de formigas caseiras. Neste caso, podem-se usar pequenos pedaços de pão endurecido, aspergir uma média quantidade de vinagre sobre eles e deixá-los em repouso em sacolas plásticas fechadas até o aparecimento do bolor. Após isso, o bolor verde (Penicilium spp) será carregado pelas formigas que contaminarão seu formigueiro e eliminará as corredeiras.

O curso de Agricultor Orgânico é oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC - que é realizado pelo IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações do prof. Eugênio José Gonçalves.


Confira as fotos: