Aula prática
Sex, 24 de Outubro de 2014 15:14

Curso de Processamento de Frutas e Hortaliças do PRONATEC promove aulas práticas na Agroindústria.

Geleia de laranja 022No dia 21 de outubro, estudantes curso de Processamento de Frutas e Hortaliças participaram de uma aula prática no Complexo Agroindustrial do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. Este curso é realizado a partir do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego promovido pelo IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

O objetivo da aula foi sobre o aprendizado no processamento da geleia de laranja - desde a higienização dos potes com água e sabão até o seu cozimento. O processo se iniciou com cocção (cozimento) do suco, adição de açúcar e por final adição de pectina cítrica. O ponto da geleia foi observado com um refratômetro. Na ocasião, os alunos tiveram oportunidade de conhecer o processo de elaboração da geleia de forma a unir a teoria com a prática.

O professor Mateus Oliveira de Assis explicou aos estudantes que "existem algumas particularidades na elaboração da geleia dependente do sentido do movimento da colher no tacho, que deve ser único como a quantidade de açúcar adequadas, tempo cozimento, a higienização bem efetiva para que o produto não pereça".

Maçã Decorativa 03Já no dia 23 de outubro, os estudantes desse mesmo curso tiveram aula prática com a prof.ª Creuzair Lemos Santos Salomão e abordou a confecção de torta de legumes, trufa com recheio de coco e maçã decorativa para festas.

"A utilização do conceito de reaproveitamento integral do alimento nos ajuda muito para a nossa própria saúde", destacou a prof.ª Creuzair.

Foi explicado aos alunos a forma de aproveitar as folhas e talos do brócolis, sem contar no fato de que os legumes possuem uma forma nutritiva que só é usada se o material é reaproveitado. Já na produção de trufas, destacou-se a maneira de derreter o chocolate o ponto de retirada do banho-maria e o manuseio nos dois tipos de formas da produção de trufas (Forma de PVC com silicone e sem silicone). Na produção da maçã decorativa, os alunos foram orientados sobre a preparação da fruta, como passar o chocolate e na maneira de decorar a maçã.

Nesta segunda aula foi realizada a produção de alimentos que possam ser comercializados e gerar renda.

"Achei esta aula bastante dinâmica com vários aprendizados e diferente como exemplo a torta que foi utilizado legumes e verduras. A parte das trufas que é muito rentável e principalmente gostosas e a diversão em enfeitar a maçã onde todos puderam montar conforme a criatividade de cada um", comentou o aluno do curso, Danilo Eduardo da Silva Batista.

Texto: Cleciana Rangel.

Revisão: Lucas Constantino.

Fotos: Cleciana Rangel.

Galeria de fotos:

Higienização antes do processo de produção dos alimentos

Aula prática de geleia sabor laranja

Aula prática de Torta de Legumes

Aula prática de trufas