Curso de Piscicultura
Seg, 15 de Setembro de 2014 08:02

Estudantes do curso de Piscicultura realizaram aula prática no laboratório de Microscopia do Câmpus Muzambinho.

06No dia 16 de agosto, estudantes do curso de Piscicultura do PRONATEC do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho realizaram aula prática no Laboratório de Microscopia das principais doenças de peixes cultivados ministrada pelo Professor de Piscicultura Ronei Barbosa com a colaboração do Professor Filipi Pereira.

O objetivo da aula foi garantir ao estudante de piscicultura um conjunto de informações trabalhadas em sala a partir da metodologia visual no laboratório, de forma com que eles sejam capazes de compreender e identificar as principais anormalidades que ocorrem na anatomia externa e interna dos peixes quando sua saúde está comprometida.

As baixas temperaturas dos últimos dias do inverno em nossa região afeta o sistema imunológico dos peixes, que já convivem com um déficit hídrico acentuado. Esse cenário resultou em muitas pisciculturas com escassez de água, elevadas concentrações de nutrientes, plâncton e resíduos orgânicos nos tanques e açudes. Além desses fatores que favorecerem a multiplicação de doenças, os produtores tiveram que lidar com déficits de oxigênio, elevadas concentrações de amônia e nitrito que associado ao frio afetaram a saúde dos peixes em vária propriedades ocasionando perdas na produção.

Neste contexto, os alunos do curso de piscicultura puderam visualizar os principais sintomas observados na anatomia que indicam anormalidade nos peixes, tais como lesões ulcerativas sobre o corpo, podridão de cauda, hemorragia na base da nadadeira, abdômen distendido, olhos hemorrágicos e esbranquiçados , estruturas na pele parecidas com “tufos de algodão”, entre outros.

04Foi discutido da importância do manejo adequado nos tanques-rede, tanques escavados e açudes associados aos banhos profiláticos dos alevinos ao chegarem na propriedade para evitar a instalação de patógenos vindos de outras criações.

Ao final do evento, foi comentado a importância de manter a qualidade da água na piscicultura, associada a responsabilidade do técnico em recomendar o adequado número de estocagem de peixes, a fim de evitar altas taxas de estocagem.

É necessário ressaltar que não foi objetivo da aula o diagnóstico de doenças em peixes, mas sim apresentar um conjunto de sinais clínicos e evidências macroscópicas que possibilite o futuro técnico uma noção básica sobre as enfermidades que acometem a Piscicultura. O Medico Veterinário deve sempre ser consultado em caso de doenças e o manejo geral executado por profissionais com experiência na área.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações do prof. Ronei Aparecido Barbosa.

Confira as fotos: