PRONATEC - Aula Prática
Seg, 09 de Junho de 2014 15:05

Alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego fazem aula prática no último sábado, 7 de junho.

02Alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC dos cursos de Domador de Cavalos, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas e Mecânico de Motores à Diesel participaram de aulas práticas, no dia 7 de junho, no IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

No curso de Domador de Cavalos a professora Graziela Rafante Dias preparou uma aula prática sobre exercícios de rédeas, que são instrumentos de fundamental importância, sejam elas de couro ou de cordas.

As rédeas servem para melhor orientação do conjunto cavalo e cavaleiro para que o adestrador dê as orientações e tenha uma melhor possibilidade de manejo nos exercícios aos quais o animal irá ser submetido. "A pessoa deve ter delicadeza com o cavalo, já houve aulas de doma índia e iniciação de potros usando técnicas de doma racional. O início da base da doma é igual para todos equinos, porém cada cavalo reage de uma forma diferente e os conceitos aplicados depende de cada indivíduo. As correções são dadas conforme cada ação de cada indivíduo", comentou o professor auxiliar, Luiz Henrique Prado da Silva.

Já na aula do professor Paulo Almeida, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, os alunos puderam aprender sobre como utilizar o conceito de práticas operacionais com a pá-carregadeira hidráulica traseira, sobre o trabalho de manutenção, acoplamento e sobre as práticas operacionais do dia a dia. Nesta aula o objetivo foi ensinar para cada aluno a forma de operar o implemento agrícola.

No curso de Mecânico de Motores à Diesel, do professor Mauro Celso Alves, foi explanado sobre a desmontagem de um motor estacionário Yanmar NT95F a fim de passar a teoria da sala de aula para a prática. Durante a aula foi apresentada aos discentes a forma correta de expor as ferramentas para facilitar a operação do futuro mecânico.

Texto e fotos: Cleciana Rangel.

Confira as fotos:

Domador de Cavalos