Projeto Transformar
Seg, 25 de Julho de 2011 11:45

Campus Muzambinho apóia capacitação de jovens promovida pela Emater/MG

02Cerca de 30 jovens moradores da zona rural de 15 municípios do Sul de Minas participam, entre 25 e 28 de julho, de capacitação promovida pela Emater/MG, dentro do projeto "Transformar" 2011. As atividades são realizadas em parceria com o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, que cedeu o espaço para que o encontro ocorresse. A cerimônia de abertura foi promovida na manhã de segunda-feira, 25, no auditório do Instituto Federal. Participaram o diretor-geral do campus, Luiz Carlos Machado Rodrigues; o gerente regional da Emater/MG em Guaxupé, Sebastião Jorge Braga; o secretário de Meio Ambiente, Antônio Donizete Durante; e o secretário de Agricultura, André Montalvão, que representou o prefeito de Muzambinho, Sérgio Paoliello.

04Em suas considerações, Sebastião Braga destacou que o projeto consiste em um “processo de capacitação continuada” que se estenderá além da carga horária prevista para orientação dos jovens. Já Luiz Carlos Machado frisou a importância da parceria entre o IFSULDEMINAS e a Emater/MG, cujo objetivo é levar à sociedade o ensino, a pesquisa e a extensão desenvolvidos no campus. “Quero colocar nossa instituição à disposição de todos para que possamos atender às demandas da região”, declarou.

O projeto "Transformar" integra uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que tem a finalidade de promover a melhoria da qualidade 06de vida das famílias rurais de Minas Gerais. Desde 2006, já foram capacitados mais de 2.500 jovens. Durante os cursos, são ensinadas técnicas para aumentar a renda familiar, de modo a evitar o êxodo rural e valorizar a cultural local. A capacitação por meio do projeto é uma oportunidade para filhos e filhas de agricultores familiares buscarem formação profissional, ocupação e renda.

O encontro realizado nesta semana tem o apoio da Coordenadoria de Integração Escola Comunidade (Ciec) do Campus Muzambinho. Estão reunidos jovens das cidades de Andradas, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Congonhal, Guaranésia, Jacutinga, Jacuí, Monte Belo, Monte Sião, Muzambinho, Nova Resende, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e São Pedro da União. A programação prevê diversas atividades que se estendem até a tarde de quinta-feira, 28 de julho.