Atividade prática
Qui, 21 de Julho de 2011 09:30

Alunos do polo de rede de Guaxupé aprendem a extrair o DNA do morango

01Os alunos dos cursos Técnico em Alimentos e Técnico em Edificações, do polo de rede de Guaxupé, participaram, no dia 12 de julho, de aula prática de Biologia, ministrada pela professora Daniela Cruvinel. Na realização da atividade, os estudantes puderam aprender como extrair o DNA de morangos, utilizando materiais comuns, como detergente, álcool, sal e um recipiente de plástico. (Confira neste link o passo a passo da prática).

De acordo com a professora, esse tipo de aula serve como estratégia para retomar um assunto já abordado e auxilia os alunos a construir uma nova visão sobre temas conhecidos. “Acredito que as aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos”, afirma.

Daniela Cruvinel explica que, ao se envolver em atividades que diferem da rotina da sala de aula, os alunos ampliam sua reflexão sobre fenômenos que acontecem à sua volta, gerando discussões nas quais fica mais claro a exposição de ideias e a necessidade de aprender a respeitar a opinião de cada um. A aula foi realizada no Centro Integrado Educacional de Guaxupé (CIEG) e contou com a participação de oito estudantes.