Ser sustentável
Sex, 10 de Junho de 2011 10:23

Alunos aderem ao projeto “Conservar, Preservar e Ser Sustentável: nós agradecemos” e recolhem lixo espalhado pelo campus

Marcando o início das ações do projeto “Conservar, Preservar e Ser Sustentável: nós agradecemos”, os alunos do IFSULDEMINAS promoveram, na manhã do dia 7 de junho, uma força-tarefa para recolher o lixo espalhado pelo campus Muzambinho. Acompanhado por professores e técnicos responsáveis, os estudantes deixaram as salas de aula, entre 9h30 e 10h, e percorreram os setores em busca do lixo jogado foram das lixeiras espalhadas pelo campus.

De acordo com a professora Vívian Ruela, coordenadora do projeto, a iniciativa tem por princípio incentivar os alunos a ter um comportamento adequado com o meio em que eles estão inseridos. “Não há como fechar os olhos para os problemas que o meio ambiente vem enfrentando. Foi por este motivo que resolvemos não fazer apenas campanhas, mas fazer ações que, do nosso ponto de vista, dão mais resultados”, afirma.

O recolhimento do lixo foi apenas a primeira das quatro etapas do projeto. “Notamos que, com o aumento da quantidade de alunos, a quantidade de lixo também aumentou. Porém, esse lixo estava sendo jogado por todos os setores do campus. Pouco se via dentro das lixeiras. Esse foi nosso incentivo: conscientizar com ações”.

Segundo Vívian, a adesão ao projeto foi total, todos os alunos e professores participaram. Cerca de 60 kg de resíduos foram recolhidos. As próximas etapas serão constituídas de um concurso de fotografias, um concurso de vídeos e a montagem de uma maquete que trabalhe a sustentabilidade. Os vencedores serão premiados.

Além da participação dos alunos, o projeto conta com a colaboração dos professores Ariana Vieira, Claudiomir Silva, Daniela Cruvinel, Hugo Baldan e Sebastião Vilela.