Audiência em Passos
Qui, 02 de Junho de 2011 12:20

Turismo e produção de moda são cursos demandados em audiência pública

audiencia_passosTurismo e Produção de Moda foram as áreas de maior demanda na 1ª Audiência Pública do IFSULDEMINAS - campus avançado Passos. O evento aconteceu na terça-feira, 31 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, e reuniu aproximadamente 250 participantes, entre autoridades do Instituto e do município, representantes de diversos segmentos da economia local, estudantes e população em geral.

Saúde, produção cultural, contabilidade, mecânica, eletrotécnica, design e gestão de projetos também foram algumas das áreas apontadas pelos presentes como carentes de mão de obra. No entanto, a área de Turismo foi frequentemente enfatizada por profissionais da economia local, que acreditam no potencial do município em atrair visitantes.

As manifestações foram seguidas de comentários do reitor, Sérgio Pedini, pró-reitores do IFSULDEMINAS e do coordenador do campus avançado Passos, Juvêncio Moura, que compuseram a mesa presidida pelo prefeito José Hernani. O levantamento foi registrado em ata e servirá como base para a criação de novos cursos.

Foram discutidas as necessidades do setor de móveis e setor têxtil, que representam grande parte da economia de Passos. Representando o deputado federal Odair Cunha, a assessora Fernanda Scanavatti repassou aos presentes o empenho do político no crescimento do campus avançado, que se reuniu com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, para reiterar a necessidade de investimentos.

Também marcaram presença na audiência a presidente da Câmara Municipal de Passos, Cenira de Fátima Gomes Macedo, os vereadores João Batista de Resende e Antônio Donizete de Mendonça, o assessor do deputado federal Reginaldo Lopes, Arley Paim, assessores especiais da Prefeitura de Passos, Gleisson Oliveira Bueno e Issa Farah, secretária municipal de Educação, Rosa Maria Cardoso Beraldo, entre outras autoridades.

Produção de Moda é preferência entre jovens

No início da audiência, Juvêncio Moura apresentou os resultados de uma pesquisa feita com aproximadamente 600 alunos da rede municipal (9º ano do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio). Eles foram questionados sobre suas áreas de interesse e a mais mencionada na pesquisa foi produção de moda, logo seguida de eletrônica e contabilidade. Em quarto, aparece a área de farmácia, seguida de análises clínicas e comunicação visual.

Crescer profissionalmente foi o principal motivo pelo qual os alunos que responderam à pesquisa fariam um curso profissionalizante.

Resgate histórico

"Nós oferecemos cursos técnicos porque gostamos? Não. Trata-se de um resgate de uma formação que não foi devidamente valorizada ao longo da história", explicou o reitor Sérgio Pedini, lembrando os investimentos dos últimos anos que tentam superar essa defasagem na oferta do ensino profissionalizante.

O prefeito de Passos, José Hernani Silveira, acredita que "daqui pra frente, será outra cidade de Passos, dada a importância deste Instituto". Hernani se referiu ao IFSULDEMINAS como "um instituto que já começa grande", lembrando que o processo de compra de um terreno para uma sede própria já está em andamento.

A guaxupeana Voneide Costa, mudou-se para Passos há quatro anos em busca de oportunidades e apoia o crescimento do IFSULDEMINAS: "Passos precisa disso", acredita.

Audiências públicas também estão previstas para as cidades de Poços de Caldas e Pouso Alegre.

Fonte: Ascom/Reitoria