Qualidade de vida
Qui, 19 de Maio de 2011 12:38

Instituto Federal e Prefeitura firmam convênio para análise da qualidade de alimentos e água de Muzambinho

03O IFSULDEMINAS e a Prefeitura Municipal de Muzambinho firmaram, na manhã de quinta-feira, 19 de maio, convênio que visa à realização de análises de água e alimentos pelo Laboratório de Bromatologia e Água do Instituto Federal. A assinatura do documento aconteceu no gabinete do diretor Luiz Carlos Machado Rodrigues, onde ele e o prefeito Sérgio Arlindo Cerávolo Paoliello oficializaram a parceria. “Queremos melhorar a qualidade de vida da cidade”, declarou Luiz Carlos.

Segundo o prefeito, grande parte do atendimento realizado no pronto-socorro de Muzambinho e na Santa Casa está relacionado ao registro de casos em que os pacientes tiveram problemas de saúde após ingerir água ou alimentos contaminados. Por meio da análise de amostras, serviço que será feito no laboratório do campus, será possível identificar com precisão quais estabelecimentos comerciais da cidade estão vendendo produtos fora das padrões recomendados pela Vigilância Sanitária e que nascentes têm água imprópria para o consumo humano.

01“Fica mais barato para o município prevenir do que remediar. Nosso objetivo é reduzir as causas de doenças que impactam o atendimento de saúde. Temos que agradecer o Instituto Federal e o diretor Luiz Carlos por essa disponibilidade em ajudar o município”, declarou o prefeito na ocasião. Para Luiz Carlos, o trabalho é importante pois fará com que “os alunos tenham a vivência da realidade da cidade” ao auxiliar na realização do serviço do Laboratório de Bromatologia.

Coordenador da Vigilância em Saúde de Muzambinho, Otávio Henrique Domingos explica que, mensalmente, serão feitas dez análises microbiológicas de água “in natura” para quantificação de coliformes totais e fecais e até cinco análises microbiológicas de alimentos. Equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica ficarão responsáveis pela coleta das amostras. Ainda segundo o coordenador, qualquer tipo de estabelecimento comercial que trabalha com alimentos será fiscalizado. Se forem identificadas condições impróprias de fabricação ou armazenamento, o lote do produto poderá ser recolhido.

O convênio entre IFSULDEMINAS e Prefeitura começa a vigorar já a partir da data de assinatura do contrato.