Estação Agrometeorológica
Qui, 19 de Maio de 2011 09:14

Equipamento instalado no campus do Instituto mede em tempo real as condições meteorológicas de Muzambinho

DSC_0056Produtores rurais de Muzambinho passaram a contar com uma ferramenta estratégica, capaz de fornecer dados das condições do tempo que interferem na produtividade agrícola. Desde o início de maio, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho está disponibilizando na internet informações meteorológicas de importância fundamental para a economia do campo. Os dados são fornecidos pela Estação Agrometeorológica instalada dentro do campus, próximo ao setor de Bovinocultura Leiteira. Através de sensores eletrônicos, é possível ter informações sobre quantidade e intensidade de chuvas, temperatura média do dia, a máxima e a mínima; a velocidade, direção e intensidade dos ventos; os níveis de radiação solar; a umidade relativa do ar; condições físicas do solo, como temperatura e umidade.

De acordo com o responsável pela estação, o professor Paulo Sérgio de Souza, que ministra a disciplina “Agrometeorologia”, as informações coletadas são atualizadas em intervalos de 30 minutos. Com a ajuda de um sistema, os dados coletados pelos sensores eletrônicos são enviados automaticamente para o computador, viabilizando a publicação das condições meteorológicas de Muzambinho na internet em tempo real.

As tabelas com as informações estão disponíveis no site do Instituto Federal. Para acessá-las, o visitante deve clicar no ícone “Meteorologia”, localizado no menu “Sistemas” à esquerda da página inicial. Na seção, é possível encontrar fotos, a localização geográfica da Estação Agrometeorológica, e tabelas com os dados atuais e anteriores das condições climáticas medidas.

Por meio da análise das informações, verifica-se, por exemplo, que a chuva de granizo que atingiu Muzambinho, no último domingo, 15 de maio, durou 30 minutos e teve intensidade de 22 milímetros. Isso significa que em uma área correspondente a 1 metro quadrado foram despejados 22 litros de água, em um intervalo de apenas 30 minutos. O professor Paulo Sérgio explica que esses números caracterizam a precipitação como muito intensa. Ele diz que se os 22 milímetros estivessem distribuídos ao longo do dia, a chuva poderia ser considerada bem mais branda.

Além de poder analisar o impacto das precipitações, os agricultores podem utilizar os dados meteorológicos para verificar se será preciso fazer irrigação na lavoura, vendo se a quantidade de água que caiu foi suficiente para manter o solo úmido. Outra funcionalidade é prever a ocorrência de geadas, na época do frio. A ocorrência de alguns fatores no tempo, entrada de uma frente fria, como quedas escalonadas de temperatura ao longo do dia, céu sem nuvens e ausência de ventos, pode indicar que os termômetros chegarão a índices próximos a 0ºC durante a madrugada. Esse ar frio faz com que o vapor condense e, posteriormente, congele sobre plantas e solo, formando a geada.

As informações geradas na Estação Agrometeorológica servem de referência para a cidade de Muzambinho e também podem ser usadas, no caso de catástrofes naturais, em sinistros e laudos de seguradoras.

ÂÂ