Orientação profissional
Sex, 13 de Maio de 2011 12:28

Alunos do 3º ano participam de encontros com o Serviço de Psicologia

O Serviço de Psicologia do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho inicia na segunda-feira, 16 de maio, um projeto de orientação vocacional destinado a atender os alunos do 3º ano do Ensino Médio concomitante com os  cursos técnicos. O objetivo é fazer com que os estudantes tenham melhores condições de decidir sobre qual carreira seguir após prestar o vestibular. De acordo com a psicóloga Josirene de Carvalho Barbosa, responsável pela iniciativa, neste primeiro ano do projeto, cerca de 100 alunos irão participar das reuniões de orientações.

No total, serão sete encontros, realizados nas dependências do Prédio Pedagógico (H). Os alunos serão divididos em grupos de, no máximo, 20 pessoas. Cada encontro terá duração de uma hora e trinta minutos e ocorrerá fora do horário de aulas, entre 11h30 e 13h e de 17h30 às 19h. Serão duas reuniões por semana. Ao final de cada reunião, o grupo de alunos e a coordenadora do trabalho farão a análise do trabalho desenvolvido, de forma a permitir que os mesmos identifiquem se houve uma facilitação no processo da escolha profissional.

Para Josirene Barbosa, a realização do trabalho de orientação profissional deverá proporcionar maior qualidade de vida aos estudantes do Campus Muzambinho, além de contribuir no desenvolvimento pessoal, social e na formação ética de cada um. O objetivo é fazer com que os jovens passem a pensar sobre o seu futuro, aprendendo a planejar, desejar e buscar formas mais dignas de vida em sociedade.