Tecnologia pioneira
Ter, 26 de Abril de 2011 11:29

Curso de Educação Fisica terá laboratório para avaliação óssea

A recente aquisição de um equipamento de alta tecnologia conferiu ao IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho status de instituição pioneira no diagnóstico e combate à osteoporose. Desde 4 de abril, o curso de Educação Física conta com o aparelho chamado DBM Sonic BP (Densitity Mineral Bone), modelo Bone Profile, uma máquina desenvolvida para avaliar a microarquitetura óssea, o colágeno, e a quantidade de cálcio presente no esqueleto humano. O equipamento, importado da Itália, é capaz de fazer uma análise precoce de problemas ósseos sem utilizar radiação ionizante, vantagem que o diferencia e torna o exame mais seguro que o raio X realizado atualmente em unidades de saúde.

Representante da tecnologia no Brasil, Fabrício Iannetta explica que a máquina foi programada para avaliar os pacientes conforme indicadores de saúde brasileiros. Por isso, os parâmetros utilizados na metodologia permitem que se chegue a resultados mais eficientes para a prevenção da osteoporose. Essa característica é mais um diferencial, já que outros modelos adotam indicadores de saúde da população dos Estados Unidos.

O exame é simples, dura em média três minutos, e pode ser feito em qualquer pessoa com idade superior a 4 anos. Cada faixa etária tem referências diferenciadas para a análise. O paciente não precisa trocar de roupa ou se deitar para ser avaliado dentro do consultório. O aparelho faz a leitura dos dados entrando em contato com a região da falange de quatro dedos da mão e na parte mole, entre o dedo polegar e o indicador. As três camadas ósseas (endosteal, trabecular e cortical) são analisadas nesse procedimento.

Os dados obtidos pelo exame serão fundamentais para a prescrição de exercícios físicos adequados à necessidade de cada indivíduo. “Faremos o diagnóstico do estado de saúde, prescrevendo individualmente, em cima dos dados sobre a biologia óssea, para que cada pessoa possa ter resultados melhores em futuras avaliações”, afirma o professor doutor Wellington Roberto Gomes de Carvalho, responsável por implantar a tecnologia no Instituto.

A intenção é disponibilizar o serviço para alunos e servidores do campus e para a comunidade de Muzambinho e região. Assim que o laboratório onde os exames serão realizados estiver em funcionamento no Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde (CeCAES), o curso de Educação Física pretende firmar parcerias com entidades de assistência social e prefeituras para atender a população. “Estamos usando uma tecnologia inovadora, isenta de radiação ionizante. Não é necessário vestimenta apropriada para entrar e sair do laboratório, o que é um dos grandes diferenciais do equipamento. Levando em consideração a rede federal, esse aparelho é exclusivo, é o primeiro equipamento público no estado de Minas Gerais”, destaca Wellington Carvalho.

/2011/04/Av_ossos{/gallery}