Olimpíada de Programação
Qua, 13 de Abril de 2011 13:05

IFSULDEMINAS promove concurso para escolha do logotipo da 1ª OLIP

O IFSULDEMINAS realizará, no dia 21 de maio, em Muzambinho, a 1ª Olimpíada Interna de Programação. O evento envolverá os alunos dos cursos de informática dos campi de Muzambinho, Machado e Inconfidentes, em todas as suas modalidades (técnico integrado, técnico subsequente, PROEJA, bacharelado, licenciatura, especialização técnica e EAD), além dos estudantes dos polos avançados e polos de rede.

Para criar a identidade da Olimpíada, o Instituto Federal quer que os alunos elaborem a marca da competição. O logotipo da 1ª OLIP será escolhido por meio de Concurso Cultural, cuja participação é aberta aos estudantes da área de informática. Para participar, os interessados devem elaborar uma proposta e inscrevê-la via e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), entre os dias 14 e 18 de abril de 2011. A participação pode ser individual ou em dupla. Cada participante terá o direto de enviar uma única proposta.

O logotipo deverá atender o disposto no Título III da Lei 9279/96 (Lei da Propriedade Industrial) e não ser vinculado ao logotipo do IFSULDEMINAS. A proposta vencedora será escolhida pela comissão julgadora, constituída por quatro membros indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. O logotipo classificado em primeiro lugar será utilizado como a marca oficial da 1ª Olimpíada Interna de Programação.

O resultado do concurso está previsto para ser divulgado no dia 21 de abril e o participante vencedor receberá um certificado.

- Acesso o edital do Concurso Cultural

Sobre a 1ª Olimpíada Interna de Programação

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) anualmente realiza a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Diversas instituições de ensino criaram mecanismos internos para estimular os seus alunos a participarem deste tipo de competição. Além do estímulo, espera-se identificar estudantes capacitados para participar das etapas regionais, nacionais e internacionais deste tipo de evento. Os melhores classificados em cada modalidade adotada são convidados a participar das seletivas da OBI.

Dentro deste contexto, a 1ª Olimpíada Interna de Programação do IFSULDEMINAS (OLIP), objetiva proporcionar a oportunidade e o incentivo necessários para o desenvolvimento do acadêmico da área de informática quanto à sua capacidade para a resolução de problemas e a implementação de algoritmos em tempo limitado. Com este propósito, criam-se ferramentas para avaliar e premiar tais habilidades, estimulando seu aperfeiçoamento.

Existirá um rodízio entre os campus do IFSULDEMINAS para sediar o evento. Em 2011, a sua primeira edição ocorrerá no dia 21 de Maio, no campus de Muzambinho. No próximo ano, ele deverá envolver o campus de Machado ou de Inconfidentes.

Podem participar os alunos dos cursos de informática de Muzambinho, Machado e Inconfidentes, em todas as suas modalidades (técnico integrado, técnico subsequente, PROEJA, bacharelado, licenciatura, especialização técnica e EAD). Alunos dos polos ligados aos campus também poderão se inscrever (polos avançados e polos de rede).

A OLIP consistirá em uma bateria de problemas a serem resolvidos na data da prova. As equipes submeterão as possíveis soluções à Comissão Julgadora à medida que as obtiverem. Esta avaliará a submissão, aprovando-a ou rejeitando-a, e notificando a equipe. No caso de rejeição, a equipe poderá submeter novas soluções para o mesmo problema.

Todos os membros das equipes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão medalhas simbólicas. Os melhores colocados das duas modalidades (Técnico e Graduação) poderão ser convidados a participarem das Olimpíadas de Informática (modalidade regional, nacional e internacional).

Os interessados podem entrar em contato com a organização da OLIP pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.