Consulta a periódicos
Qua, 06 de Abril de 2011 12:28

Portal de periódicos da Capes pode ser acessado no campus Muzambinho

Instituições federais de ensino superior têm acesso direto ao conteúdo do novo portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados à Instituição, que digitarem o endereço www.periodicos.capes.gov.br poderão utilizar a ferramenta de busca integrada ao acervo do Portal.

periodicos_capesO IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho oferece gratuitamente o serviço de acesso ao portal de periódicos da Capes para seus alunos e professores. As consultas podem ser feitas a partir dos terminais ligados à internet, na biblioteca ou nos laboratórios da Instituição pelo endereço. O link para consulta (www.periodicos.capes.gov.br) está disponível na página da biblioteca, na seção Biblioteca Virtual e na home page do site.

Capes2O portal de periódicos da Capes é uma ferramenta importante para apoio a pesquisas. Trata-se de uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza para instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Conta com um acervo de cerca de 15 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, seis bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas, conteúdo audiovisual e resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.

Em 2009, o portal de periódicos teve o total 65.029.660 acessos em todo Brasil. É uma média de 5.419.138 acessos por mês. A cada minuto, são 123 consultas no acervo virtual. Estatisticamente é possível dizer que o portal é acessado a todo instante, pois tem uma média (teórica) de dois acessos por segundo.