Ter, 05 de Abril de 2011 09:52

Estrada e currais da Bovinocultura de Corte recebem pavimentação

01Com o intuito de melhorar o espaço destinado à criação de gado de corte, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho concluiu, em março, a pavimentação da estrada de acesso ao setor de Bovinocultura. Os serviços foram iniciados no segundo semestre do ano passado e finalizados neste ano. No total, 1500 metros quadrados foram pavimentados com bloquetes de concreto hexagonal. Com a melhoria, o problema do acesso de tratores e de caminhões para deixar ou retirar os animais dos currais foi resolvido.

Além da estrada, também receberam pavimento os dois currais de manejo. De acordo com o médico veterinário responsável pelo setor, Rogério Rondineli Nóbrega, havia um sério problema no local causado pela água das chuvas. A enxurrada entrava nos currais e os bois acabavam atolando. Por causa disso, muitos animais ficavam sujos, dificultando a limpeza do espaço. “A pavimentação melhorou não só a qualidade de vida dos animais, como também o ambiente de trabalho para os alunos do curso de Técnico em Agropecuária”, afirma Rogério.

O setor de Bovinocultura de Corte é responsável pelo abastecimento de carne bovina no campus. Em média, são criados entre 20 e 25 animais. A carne produzida é servida no refeitório, utilizada na agroindústria e comercializada no posto de vendas da cooperativa escola. Somente em 2010, foram produzidas 1.333,2 arrobas, o que corresponde ao abate de mais de 78 bois, tendo cada um 17 arrobas.