Início dos estudos
Seg, 21 de Fevereiro de 2011 12:50

Polos de EAD promovem aulas inaugurais para cerca de 575 alunos

homeNo último final de semana, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho deu início às atividades letivas para cerca de 575 alunos nos polos de Educação a Distância de quatro cidades da região. Na sexta-feira, 18 de fevereiro, uma comitiva liderada pelo diretor Luiz Carlos Machado Rodrigues seguiu para Guaxupé, onde foi realizada a aula inaugural dos cursos de Técnico em Informática, Técnico em Cafeicultura e Técnico em Meio Ambiente.

O encontro aconteceu às 19h, no Centro Integrado de Educação de Guaxupé (Cieg), e contou com a presença de autoridades do poder executivo e legislativo municipal, além dos coordenadores dos cursos Técnico em Informática, Rosângela de Assis Rodrigues, Técnico em Cafeicultura, Márcio Maltarolli, e Técnico em Meio Ambiente, Claudiomir Silva Santos. Ao final da aula, os alunos foram divididos para receberem informações sobre o funcionamento das atividades.

Na manhã de sábado, foi a vez do polo de Boa Esperança promover sua aula inaugural. O evento contou com a participação de quase 150 alunos, que estarão, ao longo de dois anos, recebendo o apoio dos tutores do Centro de Educação a Distância (Cead). No encontro, esteve presente o prefeito de Boa Esperança, Jair Alves de Oliveira, que destacou a importância do polo para trabalhar a vocação econômica do município. “Não é curso a distância, é curso sem distância, porque ele chega onde existem um ator e um receptor do sistema, que dependem da boa vontade das pessoas envolvidas e das parcerias entre as instituições federais e as prefeituras”, afirmou.

Também no dia 19, durante a tarde, foi realizada a aula inaugural de Três Pontas, onde 150 alunos foram matriculados. A coordenadora do polo, Cristiana Mendonça, abriu os trabalhos, dando boas-vindas aos estudantes. Em seguida, o diretor Luiz Carlos Machado Rodrigues falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Cead, destacando que as parcerias para implantar os polos de rede têm dado resultado. “A modalidade de educação a distância é flexível em termos de horário e tempo de estudo, o que dá oportunidade para quem não tinha uma opção de estudar.” No evento, houve ainda apresentações culturais com violão e viola.

A programação de aulas inaugurais teve continuidade em Alfenas, na noite de sábado. Os cerca de cem alunos matriculados nos cursos Técnico em Informática e Técnico em Cafeicultura foram recepcionados na sede do e-Tec Caic, no Bairro Jardim Primavera. O início da aula foi marcado pela execução dos hinos nacional e do município. Na sequência, Luiz Carlos Rodrigues deu as boas-vindas aos estudantes e explicou um pouco da metodologia adotada pela modalidade de Educação a Distância. Além dos representantes do Campus Muzambinho, participou da cerimônia a coordenadora do polo de Alfenas, Tânia Venga e tutores.

Polo Guaxupé

Polo Boa Esperança