15º Congresso Nacional de Meio Ambiente
Ter, 30 de Outubro de 2018 07:02

15º Congresso Nacional de Meio Ambiente

Realizado em setembro, na cidade de Poços de Caldas, o grande evento destaca-se como o maior do país na área

congresso.jpg

A 15ª edição do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, realizado entre os dias 25 e 28 de setembro deste ano, no Espaço Cultural da Urca, contou com uma programação repleta de palestras, debates, minicursos e apresentações de trabalhos voltados à área de questão ecossistêmica nacional e internacional, consolidando-se como um dos de maior relevância nesta linha de pesquisa em todo mundo.

claudiomir.jpgDesta vez norteado pelo tema “Crise ambiental: repensando os limites do crescimento”, o evento coordenado desde 2010 pelo professor doutor Claudiomir Silva Santos, do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, consagra-se novamente como o maior do Brasil na área, com quase 1.000 participantes e 639 apresentações de trabalhos de todos os estados brasileiros, possuídores da maior biodiversidade do planeta.

“Ficamos imensamente satisfeitos com o resultado desse Congresso, conseguimos atingir um alto nível de produção técnica acadêmica que demonstra a grande formação de profissionais que estamos fomentando”, conta Claudiomir, presidente da comissão técnica do Congresso.

A execução do grande evento é possibiblitada por um extenso trabalho em rede, com integrantes do IFSULDEMINAS e outras 14 instituições de diversas regiões brasileiras. Sua comissão organizadora têm professores também do IFSP,  IFPB, IFMS, IFRN, IFCG, UNIOESTE – PR, UNIFRAN, UNICAMP, ABT, UFJF, ARPEMG, UNIFAL, PUC MINAS e UEMG. Saiba mais no site oficial do evento (http://www.meioambientepocos.com.br).

comissao.jpg

INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE

Além da programação para congressitas, o evento promoveu uma agenda paralela nas escolas de Poços de Caldas e região, inclusive com visitas das APAES das cidades mineiras Areado, Cabo Verde, Divisa Nova e Ipuiuna. Outro destaque desta edição foi a sustentabilidade do começo ao fim. Não houve impacto ambiental com produção de certificados e a programação foi disponibilizada online por um aplicativo desenvolvido especialmente para evitar material impresso. Além disso, os participantes ganharam canecas, o que evitou a utilização de copos plásticos.

"Temos que estar sempre de olho na tecnologia e na sustentabilidade, unir os dois para nós é o que há de melhor. Evitamos a produção de material impresso e fizemos tudo digital neste ano!" destacou Gisele Correa Ferreira, diretora da GSC Eventos, empresa realizadora do evento.

marcia.jpg

Para abertura dos debates, o tema discutido foram as "Relações de Saúde Silvestre e Humana: desafios e oportunidades", palestra conduzida pela coordenadora da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre da FIOCRUZ, professora doutora Márcia Chame dos Santos. A convidada evidenciou a necessidade de uma convivência saudável entre a vida humana e silvestre de forma sustentável.

O Congresso Nacional de Meio Ambiente é uma realização da GSC Eventos Especiais, em parceria com IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, com os importantes patrocínios de DME e Furnas, patrocínio especial para programação das escolas da UNIP. Conta também com os essenciais apoios de IMS, Jd Botânico, Circullare, Brasil Verde, Editora Blusher e BeeGreen.

EDIÇÕES ANTERIORES

Ao longo de sua história, o Congresso já foi chamado de “Ciclo Internacional de Direito Ambiental”, com a participação da OAB Minas Gerais e tinha como foco a área do Direito Ambiental. A partir de 2010, o professor doutor Claudiomir Silva Santos, do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, assumiu a coordenação Congresso, tornando-se o responsável efetivo pela sua comissão técnica científica, que adquiriu caráter acadêmico multidisciplinar.

Mais informações sobre a história, fotos, trabalhos e outros detalhes estão disponíveis no site oficial do evento : http://www.meioambientepocos.com.br.

texto por Fábio Carvalho, Ascom IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

estudantes.jpg