Parlamento Jovem
Qui, 20 de Setembro de 2018 16:51

Alunos do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho são selecionados para participarem do Parlamento Jovem Brasileiro

DSC 0009

Os estudantes Alysson Brenner Nogueira Pereira, 18, e Gabriel Willian Duarte Constantino, 16, estão entre os oito jovens que vão representar Minas Gerais na edição deste ano do Parlamento Jovem Brasileiro. Os alunos do 3º e 2º anos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho, são dois dos três representantes do sul de Minas no programa.

O programa é promovido pelo congresso brasileiro desde 2004 e já teve a participação de mais de mil jovens de todo o país. Entre os dias 1º e 05 de outubro, 78 adolescentes viverão a rotina de um parlamentar e conhecerão os procedimentos para a elaboração de projetos de lei.

Para participar do programa cada candidato teve de apresentar um projeto de lei. Alysson escolheu como tema a educação. “O meu projeto de lei foi a obrigatoriedade de cada escola Brasileira realizar olimpíadas científicas, sendo duas para ensino fundamental e três para ensino médio. Na minha cidade não tinha muita olimpíada, só a OBMEP. Eu só conhecia a OBMEP, mas eu não sabia que tinha olimpíada de história e geografia, por exemplo. Quando vim para o IFSULDEMINAS, os meus colegas tinham muito mais conhecimento sobre essas olimpíadas”, lembra o estudante, que é natural de Campestre (MG).

Já Gabriel, que está no segundo ano do curso técnico abordou a inclusão social nas escolas. “Primeiramente eu comparei o ensino que tenho aqui com outras pessoas que estão no ensino médio, em outras escolas, e pude perceber que o IF abrange muito mais a inclusão social que outras escolas de ensino médio. O meu projeto discute a participação de pessoas com deficiência no ensino médio e fundamental. E é muito mais fácil uma pessoa com deficiência ficar no IF do que em outras escolas. Tive professores orientadores como o Renê Dias”, afirma o jovem, que foi o quarto colocado na seleção de Minas Gerais.

Esta foi a primeira vez que os estudantes inscreveram-se na seleção do Parlamento Jovem Brasileiro e não escondem a expectativa em participar do programa. “Vamos ficar uma semana em Brasília trabalhando como um mini deputado. Cada um vai fazer um projeto de lei, um projeto de emenda à constituição e a gente vai debater, votar e relatar. Cada participante tem o projeto que inscreveu e tem o projeto que ele vai relatar”, explica Alysson. Para Gabriel, a oportunidade é única. “Desde que eu conheci o parlamento jovem brasileiro todo mundo falou que era muito difícil passar no segundo ano, mas minha mentora, que é de Guaxupé (MG), disse que eu tinha muitas chances de passar. Saiu o resultado da seleção final e meu nome estava lá. Eu não esperava que eu seria selecionado de primeira. O projeto que fiz não foi nem a primeira ideia que tive quando li o edital. Eu fiz o parlamento esse ano para ver como funcionava, como treineiro, por causa das dicas que as pessoas me davam, por causa dos critérios de idade. Daí eu passei.”

Interesse político

O interesse de Gabriel e Alysson pela política é reflexo de fenômeno que vem crescendo no Brasil. Segundo pesquisa Datafolha divulgada em agosto deste ano, o número de jovens com idades entre 16 e 25, que disputariam cargos políticos, é de 29%. Maior índice entre todas as faixas etárias.

“Eu tenho muita vontade de fazer história e acho que está ali, na mesma área (da política). Mas eu gostaria de ser político. Fazer uma faculdade primeiro, me graduar, trabalhar um pouco com pesquisa e depois ser político”, revela Alysson.

Com 16 anos, Gabriel também pensa em como poderia ajudar a sociedade atuando na política. “Dentro dos meus planos para o futuro, há sim muita chance de eu seguir essa área social”, e completa: “A constitutição Brasileira completa 30 anos neste mês. Eu a li para fazer o meu projeto e vi que não só a política, a sociedade, tudo isso, envolve para gente o que é ser cidadão, que é de extrema importância para nossa formação tanto acadêmica quanto pessoal.”

TEXTO e FOTO: Carol Negrão