Login



Congresso de Meio Ambiente
Qua, 19 de Setembro de 2018 14:41

Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas chega à 15ª edição e traz novidades na programação em 2018

35737145 973314489513620 7453560054491381760 n

O 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente começa na próxima terça-feira(25) com novidades para o público que passará pelo Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas até o dia 28 de setembro. O tema do deste ano é “Crise ambientais: repensando os limites do crescimento”. Palestras, feira de sustentabilidade e minicursos fazem parte da programação. Além da programação do congresso, no dia 28 de setembro acontece também o II Simpósio de Apicultura.

A palestra de abertura será sobre “Relações de Saúde Silvestre e Humana: desafios e oportunidades”. A palestrante convidada para esta conferência é a coordenadora da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre da FIOCRUZ, Márcia Chame dos Santos.

Exposição

Entre as atrações da programação, os visitantes terão a oportunidade de participar de visita guiada à Exposição “O Mapa de Von Martius”, que ocupa a galeria do IMS em Poços de Caldas. A exposição será guiada pela museóloga Isabela Brasileiro, com a participação especial do professor Dr. Péricles Pedrosa Lima.

Essa atividade é gratuita aos participantes do evento. A exposição “O mapa de Von Martius” ou “Como escrever a história natural do Brasil” reúne cerca de 50 paisagens, além de mapas e outras estampas que ajudam a entender a produção de Karl Friedrich Philipp von Martius, médico alemão que dedicou-se às ciências naturais e em 1817 integrou missão científica enviado ao Brasil. Durante três anos cientista percorreu o país, chegando ao alto Amazonas. Neste período reuniu 6.500 espécies de plantas.

Truda 2 20.07

Outra novidade do congresso em 2018 é a exposição de tubarões e baleias promovida pela ONG Divers for Sharks, uma entidade de preservação dos tubarões. Além dos tubarões, o congresso vai contar também com apresentação sobre as Baleias Jubarte, outra espécie em risco de extinção. Para debater o assunto, evento traz a Poços de Caldas um dos mais importantes especialistas da área, José Truda Palazzo Jr., que atualmente é Coordenador de Desenvolvimento Institucional do Instituto Baleia Jubarte, integrante da Comissão Mundial de Áreas Protegidas e do Grupo de Especialistas em Turismo e Áreas Protegidas da União Mundial para a Conservação da Natureza, além de Vice-Presidente do Instituto Augusto Carneiro e Embaixador Cultural e Ambiental para a América Latina do Estado de Yap, na Federação dos Estados da Micronésia. Além de Truda, o palestrante Paulo Pinguim participa da programação do Congresso no painel “Lixo Marinho, um desafio mundial” que ocorre dia 26 de setembro, às 10h.

Recorde

O Congresso Nacional de Meio Ambiente finalizou o prazo de recebimento de trabalhos científico para avaliação com recorde de número nesta edição especial de 15 anos do evento. Foram submetidos quase 600 trabalhos para avaliação e publicação com pesquisas nos eixos: Recursos Naturais; Valoração e Economia Ambiental; Saúde, Segurança e Meio Ambiente; Educação Ambiental; Agroecologia e Produção Agrícola Sustentável; Energias Renováveis; Turismo Sustentável e Termal; TI Verde; Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos; Legislação e Direito Ambiental; Conservação e Educação de Recursos Hídricos; Conservação dos Solos; Saúde Ambiental; Apicultura e Meliponicultura Sustentável; Química Ambiental e Poluição Marinha.

O Congresso Nacional de Meio Ambiente fechou parceria este ano com duas Revistas Científicas para publicar os melhores trabalhos. A Revista Acta Brasilienses e Revista GVAA selecionarão os trabalhos e publicar em seus periódicos, ambas são registradas no ISSN e a última com certificação Qualys B2.

Parceria

Lançado em 2003 pela empresa GSC Eventos Especiais, o Congresso, então chamado de “Ciclo Internacional de Direito Ambiental” contou com a participação da OAB Minas Gerais e tinha como foco a área do Direito Ambiental.

Em 2010, o IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho, sob coordenação do professor doutor Claudiomir Silva Santos, assume efetivamente a Comissão Técnica Científica do Congresso, passando a ter um caráter acadêmico multidisciplinar focado em áreas diversas dentro da questão ambiental nacional e internacional.

A partir de 2017, a Comissão Técnica formada pelo professor Claudiomir Silva Santos como Presidente da Comissão, com os professores Fabrício dos Santos Ritá, Marcelo Antônio Moraes, Raphael de Paiva Gonçalves, Arturene Maria Lino Carmo e Ronei Aparecido Barbosa dá uma nova dinâmica ao Congresso, sugerindo mais minicursos, elaboração de trabalhos científicos e publicação dos trabalhos em revistas técnicas científicas como pontos principais da formação profissional dos inúmeros congressistas.

Confira a programação de palestras e minicursos no site oficial do evento.

XV Congresso Nacional de Meio Ambiente
Local: Espaço Cultural da Urca- Poços de Caldas (MG)
Data: de 25/09 a 28/09
Horário: 08h às 19h

Com informações da GSC Eventos