IF Inclusivo
Ter, 18 de Setembro de 2018 15:32

IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho promove I “IF Inclusivo” na programação do Setembro Azul

DSC 0019

O IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho promoveu o I “IF Inclusivo” entre os dias 10 e 14 de setembro. Durante a semana, os alunos dos cursos técnicos integrados receberam orientações sobre surdez e línguas de sinais ministradas pelo intérprete de LIBRAS do campus, o servidor Matheus Coimbra. O encerramento aconteceu na última quinta-feira (13), com roda de conversa com aluna Letícia, do 3º ano do curso Integrado de Moda, do IFSULDEMINAS- Campus Passos, que é surda. Também estiveram presentes as intérpretes de Libras do Campus Passos, Karol Nascimento e Lilian Lopes, que auxiliaram na tradução do evento para Libras e para a língua portuguesa, para que todos os presentes tivessem acesso as informações transmitidas.

A ação teve como público-alvo os alunos dos cursos integrados ao ensino médio e professores do Campus Muzambinho. A ideia do evento foi mostrar a importância da inclusão, seja na educação ou em qualquer outro setor da sociedade. Os alunos puderam ver como alguém pode vencer os obstáculos e superar limites, apesar dos desafios.

A aluna Letícia, do Campus Passos, relatou sobre seus traumas de infância e como luta para superá-los. Mostrou que é igual a qualquer outro aluno do ensino integrado, mesmo possuindo suas singularidades.

Setembro Azul

No próximo dia 30 de setembro é comemorado o dia mundial do Surdo e o dia do Tradutor da linguagem de sinais. O Dia Nacional do Surdo, criado pela Lei Nº 11.796 é celebrado no dia 26 de setembro. Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo professor francês, que também era surdo, Eduard Huet. A escola é atualmente o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), e está localizada no Rio de Janeiro.

A cor azul, escolhida para representar “O Orgulho Surdo”, presta homenagem a todos os que morreram depois de serem classificados como “surdos”, com a faixa da mesma cor amarrada ao braço, durante o nazismo alemão.

TEXTO: ASCOM- Campus Muzambinho
FOTOS: Carol Negrão