Lançamento Livro
Qui, 13 de Setembro de 2018 13:52

Aluna do Curso Técnico em Informática Integrado do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho lança livro “Para Sempre Nós”

foto

A estudante Maria Vitória Pereira Vicente, de 17 anos, do curso Técnico em Informática Integrado lança o livro “Para Sempre Nós” no próximo dia 27 de setembro, no IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho. O lançamento da obra está aberto à comunidade acadêmica da instituição e acontece no auditório do Prédio H, às 9h.

A oportunidade de escrever o livro surgiu de um desafio no cursinho de redação, ministrado pela professora Cristal Recchia. A professora propôs aos alunos que cada um escrevesse, à mão, cinco capítulos para um livro. A jovem, que é natural de Nova Resende, não apenas escreveu os cinco capítulos, como apresentou os dez primeiros prontos. A professora propôs à aluna escrever um livro e Maria Vitória aceitou o desafio.

No romance escrito pela estudante do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho, a protagonista Júlia sonha em estudar fora do país e é apaixonada pelo melhor amigo dela. No desenrolar da história, ela conhece várias pessoas que tornarão sua vida totalmente diferente. Passa por vários imprevistos, sofre abalos e passa por momentos felizes. “Para sempre nós” faz uma reflexão sobre o momento certo em tomar decisões e como as cobranças no período da adolescência podem interferir nas escolhas. “Ter que decidir seu futuro na adolescência é difícil, é algo que deveria ser proibido. Como começar a viver em um lugar onde não se conhece ninguém, longe de todos que se ama, onde os grupos já estão formados, onde ninguém sabe quem você é? A princípio, Júlia não vê a hora de ir embora para estudar, mas aos poucos percebe que isso pode comprometer seu namoro. A menina passa por vários momentos delicados em sua vida, para no fim descobrir sua verdadeira paixão”, explica a escritora. A obra é inspirado nas obras de Carina Rissi e Paula Pimenta.

Ajuda do celular

A menina escritora registrava os insights que tinha no celular ou em um papel qualquer, sempre que encontrava um tempo vago entre as atividades acadêmicas. Muitas vezes, longas partes do livro eram escritas à mão e passadas a limpo posteriormente. Outras, quando saía e sentia tédio, o celular, um fiel escudeiro para a finalização do livro, ganhava espaços na história da produção de sua obra.

Os personagens foram inspirados em pessoas do convívio de Maria Vitória. “A história em si, envolve um pouco de momentos e escolhas que já presenciei e vivi. Criar a Júlia e o Pedro foi algo maravilhoso e de uma sensação única. Houve adaptações com os nomes dos reais inspiradores, mas pessoas importantes em minha vida. O Pedro leva características do famoso príncipe encantado que todas meninas esperam conhecer um dia”, ressalta a autora.

Maria Vitória se descreve como uma menina sonhadora, que sempre teve paixão pela escrita, e quer estudar Medicina. “Através de um convite para escrever um livro à mão, eu pude perceber que se eu me dedicasse mais, eu poderia vir a escrever um livro, e com toda dedicação e apoio dos meus pais, amigos, e da (professora) Cristal, eu pude transformar um sonho em realidade. Através do livro, busquei trazer várias situações que ocorrem na vida real e várias pessoas acham normal, quando na verdade não é. Relacionamento abusivo pode ter final trágico”, pontua a estudante.

Lançamento Livro “ Para Sempre Nós”
Local: Auditório Prédio H, IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho
Data: 27/09/2018
Aberto à toda comunidade acadêmica