Aula inaugural em Cássia
Ter, 15 de Fevereiro de 2011 07:15
02As atividades dos novos cursos Técnico em Alimentos e Técnico em Edificações foram iniciadas na noite da última segunda-feira, 14 de fevereiro, com a aula inaugural presidida pelo diretor do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues. A cerimônia marcou oficialmente a criação dos dois cursos técnicos presenciais no município de Cássia (MG).

No total, 35 alunos começaram as aulas de Técnico em Alimentos e outros 35 de Edificações. O processo seletivo dos estudantes foi feito por meio de sorteio, realizado em 25 de janeiro. A implantação foi viabilizada através de parceria com a Prefeitura de Cássia, que ofereceu o suporte de recursos humanos e a infraestrutura. Os cursos se estenderão ao longo de dois anos e serão ministrados em salas da Casa do Menor Frederico Ozanam, localizada na Rua Quartzo 131, bairro Jardim Planalto, em Cássia.

A aula inicial foi dada pelo professor do Campus Muzambinho, Marcos Celso Rodrigues, que falou sobre motivação. Antes da palestra, o diretor Luiz Carlos Rodrigues, a prefeita de Cássia, Ana Maria Cáris, e o presidente da Fundação de Apoio à Educação Tecnológica (Faet), Dorival Alves Neto, assinaram o convênio entre o IFSULDEMINAS, a Faet e a Prefeitura Municipal. Ana Cáris enalteceu a transparência dos processos seletivos, tanto de professores quanto de alunos e sublinhou a importância dos cursos para o município: “Esperamos criar, através dos cursos, possibilidades de trazermos essa consciência cidadã para a nossa cidade”.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Cássia, Flávio Rossato, a coordenadora dos cursos de Polo da Rede do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Rosângela de Assis Lopes Rodrigues, e a coordenadora do polo de Cássia, Euripa de Fátima Gonçalves. Durante a solenidade, o diretor Luiz Carlos destacou a importância de viabilizar os cursos. “Tenho certeza que alguns de vocês não teriam condições de se deslocar para Muzambinho ou para outra cidade. A abertura desses cursos é para beneficiá-los”.

Rosângela Rodrigues, falou sobre a implantação do projeto, que vinha sendo planejado desde novembro do ano passado, e esclareceu que o trabalho nos polos de rede é desenvolvido com base em uma fundamentação legal do Ministério da Educação. “Vocês têm as mesmas prerrogativas dos alunos que estudam no Campus Muzambinho”, ressaltou. Ao final da solenidade, os estudantes de Cássia foram convidados para conhecer as instalações do Campus Muzambinho.

Veja a galeria de imagens: