Troca de experiências
Sex, 11 de Fevereiro de 2011 11:10

Funcionários do IFSULDEMINAS conhecem processo de matrícula da Unicamp

O intercâmbio de experiências entre o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) teve continuidade na última quinta-feira, 10 de fevereiro. Convidados pela Diretoria Acadêmica da instituição paulista, a analista de Tecnologia da Informação, Gissélida do Prado Siqueira, e o técnico em assuntos educacionais, José Antônio Ramos da Silva, estiveram em Campinas para conhecer o processo de matrícula desenvolvido em uma das maiores universidades do país. O encontro foi articulado pela coordenadora da Secretaria Escolar, Iara de Oliveira.

De acordo com Gissélida, a Unicamp realiza a matrícula de aproximadamente 3.500 alunos no período de três horas. Ao invés de estender o prazo por mais dias e dividir o cronograma por curso, a universidade opta por receber os candidatos aprovados no vestibular em um único dia. A analista destaca que a realização do processo, aprimorado ao longo de 42 anos, só é viável com o envolvimento de toda a universidade. “Detectamos que toda a instituição se envolve, o processo não fica apenas sob a responsabilidade da Diretoria Acadêmica. Os coordenadores de curso, por exemplo, recepcionam os alunos”, conta.

Os funcionários envolvidos recebem orientação e seguem um manual que contém os procedimentos a serem seguidos em cada etapa da matrícula, como recepção dos documentos, conferência dos dados, processamento e arquivamento das informações. “Considero que a visita foi muito proveitosa, porque se tivermos a possibilidade de seguir o esquema deles, podemos melhorar muito nosso processo”, afirma José Antônio.

No início de janeiro, o coordenador acadêmico, Antônio Faggiani, e outros dois funcionários da universidade paulista vieram conhecer o processo de digitalização de documentos proposto pelo IFSULDEMINAS. Na ocasião, eles aproveitaram a semana de matrícula para verificar como o sistema estava sendo usado no Instituto.