Banda IF I Go
Sex, 06 de Julho de 2018 11:17

Banda “If I Go” formada por alunos de Ciências Biológicas faz última apresentação e deixa sua marca no Campus Muzambinho

DSC 0020

O horário de almoço no IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho é embalado pelo ritmo do pop rock durante as “Quintas Culturais”. Os estudantes dos cursos técnicos e superiores se acomodam nos corredores do Prédio H para curtir show da banda “IF I Go”, que traz repertório com clássicos do rock nacional como Charlie Brown Jr, Detonautas e Raimundos.

A banda é formada pelos estudantes do curso de Ciências Biológicas do Campus Muzambinho André Costa Canuto Leite, no vocal; Natan Gabriel Silva no contrabaixo, Roney Silveira, na bateria; acompanhados pelo professor de música Leonardo Chiulli Vilhena na guitarra. O nome do grupo remete ao Instituto Federal, mas também pode ser traduzido do inglês como “Se eu for”.

DSC 0021A banda se reuniu no ano passado. Mas os alunos serão graduados em Licenciatura em Ciências Biológicas no próximo mês de agosto. Agora o nome do grupo agora é afirmativa na vida dos músicos, que deixarão o IFSULDEMINAS. A última apresentação aconteceu na final do Cara x Coroa, no mês de junho. Agora o próximo encontro dos amigos será durante a formatura.

André, Natan e Roney conheceram-se na faculdade, em Muzambinho. André é natural da capital paulista, enquanto Natan veio de Casa Branca, no interior paulista, para estudar no sul de minas. O gosto pela música surgiu antes mesmo de entrarem na faculdade. André já teve duas bandas, inclusive uma de heavy metal. “Aqui a gente toca umas músicas mais lights. Porque, como eu gosto de tocar, se alguém pedir para tocar sertanejo, vamos lá!”, afirma o estudante.

Natan relembra como foi o início da “IF I Go”: “Foi no ano passado, num dia em estávamos no intervalo e escutamos Léo (Chiulli) tocando bateria e fomos ver. Ele estava mesmo buscando alguma banda de rock para fazer as apresentações nas Quintas Culturais”.

Para o professor de música, a banda marcou a história do SAAC do campus. “Creio que essa foi a (banda) mais especial, porque foi muito natural. Eles vieram no SAAC, eu não fui atrás deles, nem os conhecia. Eles vieram aqui tocar simplesmente pra fazer um som. Foi onde a gente viu que os gostos batem, as ideias também, e viu que tinha uma banda legal.”

Escape

A música se tornou momento importante para os estudantes como válvula de escape nos momentos de fim de semestre com apresentações de trabalhos, provas e estágio. “No 6º e 7º períodos, a gente tava cheio de coisa para fazer, estágio e TCC... mas nem por isso a gente deixou de tocar nenhum dia, porque a banda era o nosso momento de paz e tranquilidade. O SAAC se tornou o nosso cantinho de escape, de paz de qualquer coisa que tivesse lá fora.”, explica André, que lembra que a banda foi oportunidade para fazer novas amizades na instituição. “Da minha parte fica uma tristeza porque a banda deu uma popularidade pra gente na escola. A gente nem imaginava, porque antes da banda nos éramos meninos da biologia que algumas pessoas conheciam, e depois da banda a gente ganhou uma certa popularidade, visibilidade. A gente fica até um pouco triste com esse negócio de ser a última apresentação, se um dia a gente vai se encontrar. Porque quando nos formarmos, cada um seguirá um destino e fica difícil. Mas a gente espera que o pessoal que está entrando deem prosseguimento a quinta cultural, mesmo que com outras vertentes musicais.”, afirma o vocalista.

Fãs

DSC 0300Os rapazes da biologia cativaram fãs durante as apresentações no Prédio H. Uma delas é estudante do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Amanda Almeida de Deus. “eles tocam o tipo de música que eu gosto bastante. E é bom porque assim como é um escape pra eles, é um escape pra gente também. Por exemplo, às vezes estou preocupada com a prova que vai ter à tarde, e a gente dá uma pausa no dia para ouvir uma música, ajuda a continuar o estudo à tarde”, explica a aluna que também toca violão e faz aulas de piano.

Aulas no SAAC

O professor de música Leonardo Chiulli Vilhena espera encontrar novos talentos musicais para as apresentações da “Quinta Cultural”. “Sempre forma um pessoal e vai chegando outro. Mas as despedidas são difíceis. A gente acaba sempre pegando um carinho muito grande pelos alunos. Esses caras eu vou levar para o resto da minha vida. Não só eles, como outros alunos que passaram pelo SAAC. A gente acaba criando um vínculo.”

Segundo Leonardo, qualquer estudante pode participar das atividades do SAAC.“Vamos às salas fazendo a divulgação, explicando o funcionamento do SAAC. Cada ano tem um funcionamento diferente. Este ano a gente está deixando a critério dos alunos. Se os alunos têm disponibilidade, dentro o horário de atendimento do SAAC, a gente consegue agendar as aulas.”

Saudade

As últimas apresentações da banda deixaram sentimento de saudade. A “IF I Go” chegou a ser homenageada nos agradecimentos do Trabalho de Conclusão de Curso. “A banda fez parte da minha vida acadêmica tanto é que no meu TCC eu fiz questão de colocar meus agradecimentos para a banda. Porque nos momentos que a gente tava com cabeça cheia de coisas da faculdade, a banda era o momento de descontração. O momento que a gente esquece de qualquer coisa de fora para se divertir”, ressalta André.

Natan destaca o crescimento musical. “A importância dessa banda foi grande para o nosso aprimoramento musical, a gente já tinha construído uma base quando éramos mais jovens. Isso realmente vai fazer muita falta, porque quando nos iniciamos e até hoje, o repertório musical aumentou. A gente está utilizando música para passar uma mensagem e isso é muito importante e é o que mais faz falta desde o nosso ensino básico, a importância que música merece. Se você for ver em outros países, como no EUA, a música é matéria básica.”

TEXTO: Carol Negrão
FOTOS: Arquivo IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho