Palestra Enfermagem
Qui, 05 de Julho de 2018 14:39

Alunos do Curso Técnico em Enfermagem Subsequente realizam Projeto de Prevenção do Suicídio na Juventude

DSC 0057

Estudantes do Curso Técnico em Enfermagem realizaram palestras do projeto de Extensão de Prevenção do Suicídio na Juventude – Um enfoque para a Promoção da Saúde. A palestra foi ministrada para alunos das turmas Agro A e Agro L do Curso Técnico em Agropecuário Integrado, nos dias 6 e 11 de junho.

Nesta atividade estão envolvidos os professores Dr. Fabrício dos Santos Rita e Dr. Claudiomir da Silva dos Santos, docentes dos Cursos Técnicos em Enfermagem e Técnico em Agropecuária, com formação em Promoção da Saúde, e os alunos Thalis Felipe Anacleto, João Theófilo Araújo Neto, Mônica Umbelino, Amanda de Souza e Deliane Helena de Lima.

Suicídio no Brasil

O suicídio tem aumentado gradativamente no Brasil entre 2000 e 2016, com valores estimados de 6.780 casos para 11.736, correspondendo a uma alta de 73% nesse período. De acordo com o Ministério da Saúde as maiores taxas de crescimento foram registradas entre jovens e idosos, e no mundo o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sendo considerada a segunda causa de morte no planeta entre jovens de 15 a 29 anos, onde a primeira é a violência.

Já no Brasil, em 2015, o suicídio foi a quarta causa de morte nessa mesma faixa etária, ficando atrás de violência e acidente de trânsito, de acordo com os dados do Ministério da Saúde.

Tendo em vista que a escola é um palco de discussões e construções de conhecimentos faz-se necessário ações e atividades práticas acerca da temática e de sua importância social para a vida do estudante, família e comunidade escolar.

Foram discutidos os fatores, as causas, sinais de alerta e atenção, a busca de ajuda, os canais sociais e as formas preventivas para superação dos momentos difíceis da idade dos alunos, principalmente dos que estão vivenciando múltiplas experiências na juventude.

Tal atividade já é realizada na instituição pelo segundo ano consecutivo aliando os conhecimentos dos alunos concluintes do Curso Técnico com a interação com os alunos dos anos iniciais dos cursos de Agropecuária.

2018/07/depressão{/gallery}

TEXTO e FOTOS: Carol Negrão