Lançamento Livro
Qui, 05 de Julho de 2018 11:21

Projeto de extensão Aluno Digital lança publicação “Heróis nunca morrem” em parceria com escola de Muzambinho

IMG 20180619 200751204

O projeto de extensão Aluno Digital mostrou o resultado da programa “ Nosso Primeiro Livro” realizado em parceria com a Escola Estadual Cesário Coimbra, em Muzambinho (MG). A produção do livro envolveu estudantes do 7º anos da disciplina de Língua Portuguesa, da professora Marta Magalhães, que teve como objetivo incentivar os alunos a produzirem textos criativos e interessantes.

O projeto teve início com pesquisas biográficas sobre três heróis: Joana D'arc, Dom Quixote e Macunaíma. Em seguida as pesquisas e produções de textos concentraram-se em três eixos: Heróis salvam o Brasil da corrupção; Heróis salvam a natureza; e Heróis em minha vida.

Com o apoio do projeto Aluno Digital os textos foram digitados e diagramados para produção de uma coletânea. A diagramação incluiu a produção de três modelos de capas, utilizando a ferramenta Canvas, das quais uma foi selecionada por meio de votação popular, através de um link colocado no site do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho. Em seguida foram feitas as correções nos textos e a diagramação para a impressão do livro intitulado: “Heróis nunca Morrem”, que foi lançado no mês de junho.

Participaram do evento toda a comunidade escolar da Escola Cesário Coimbra, representada pela diretora, professores, os alunos envolvidos no projeto e suas respectivas famílias, o diretor do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal, Sr. José Maria Dias, a secretária de Educação de Muzambinho, Simone Aparecida Martins e a professora Sandra Helena Miranda do IFSULDEMINAS, representando todos os integrantes do projeto Aluno Digital.

O Projeto

O projeto atende a escola como um projeto social, aproximando o instituto da comunidade local (pais, alunos, professores). A ideia do projeto surgiu da professora Marta Magalhães e tem por objetivo dinamizar e diferenciar as estratégias de ação junto a aprendizagem de língua portuguesa.
O projeto Aluno Digital foi criado no início de 2016 com o objetivo de oferecer à comunidade e às escolas da cidade de Muzambinho e região cursos e projetos de informática, visando a inclusão digital de crianças, jovens, adultos e melhor idade, além de averiguar os impactos das ações do projeto. Desde então vem oferecendo suporte tecnológico, levando a informática às escolas do município de Muzambinho e região, com a oferta de minicursos que abordam temáticas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação para alunos e professores.

Estão envolvidos no projeto o funcionário e professores dos cursos Técnico em Informática e Ciência da Computação: Erlon Charles Gomes de Aquino Júnior, Aline Marques Del Valle e Sandra Helena Miranda. O projeto conta também com o apoio direto de estagiários do Curso Superior de Ciência da Computação e de alguns colaboradores.

TEXTO: ASCOM – Campus Muzambinho
FOTOS: Projeto Aluno Digital