Olimpíadas de Matemática
Seg, 25 de Junho de 2018 13:17

Alunos do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho são destaque em competições de conhecimento em matemática

OBMEP 4

OBMEP, OMIF, Canguru, OMU e Obecon são siglas bem conhecidas por alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho. Os estudantes encontram na participação desses eventos meios para melhorar no aprendizado da matemática. Na semana passada, três estudantes do curso técnico em Informática Integrado receberam medalhas de bronze pela Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): Merhy Endy Dias Faria, que formou-se no ano passado: Millena Correia Silva, do primeiro ano e Haislan Wellington Gouveia dos Santos, aluno do 3º ano.

Além dos resultados na OBMEP, o Campus Muzambinho se destacou em outras competições:

2ª Fase do Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU):
André Rodrigues Gomes Silva ( INFO-F)
Digo José Salomão (INFO-C)
Júlio César Batista Ferreira (INFO-C)
Daniel Cardoso Alves ( INFO-D)
Larissa de Souza Pereira ( INFO-E)

Olimpíada Matemática Sem Fronteiras:
Medalha de Ouro (Premiação Nacional): INFO-F
Medalha de Prata (Premiação Nacional): INFO-B
Medalha de Bronze (Premiação Nacional): ALIM-B, AGRO-L e INFO-D

Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON):
Classificado para a 2ª fase: Haislan Wellington Gouveia dos Santos

Evolução
De acordo com o professor de matemática Renato Machado Pereira, os resultados dos estudantes do técnico integrado têm evoluído no decorrer dos anos. “Fazendo uma análise dos últimos anos, na Olimpíada Canguru de Matemática, todos os anos conquistamos ouro, prata, bronze e menções honrosas; na Matemática Sem Fronteiras, tivemos um resultado surpreendente, conseguimos todas as medalhas, tanto de ouro, prata e bronze em nível nacional quanto ouro, prata e bronze em nível estadual; na OBMEP, todo ano temos conseguido medalhas e menções honrosas, na última edição foram 3 medalhas e 14 menções honrosas, o que é extraordinário visto que o nível da prova é muito alto e a competição envolve milhões de alunos; a OMU, ainda não tivemos nenhum premiado, mas estamos sempre chegando perto; iniciamos esse ano a OBECON e já tivemos um aluno que passou para a 2ª fase; e por fim, a OMIF é fruto dessa evolução ao longo dos anos, estamos na primeira edição, mas já podemos ver que nossos alunos sempre estarão dedicados a esse projeto”, afirma o professor.

O aluno do terceiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado Haislan Wellington Gouveia dos Santos é um dos competidores que vem se destacando nas competições. O estudante explica que participar das competições colabora com preparação do aluno para outros exames. “Quando você ganha na OBMEP, você também ganha um curso que te prepara para a olimpíada. Então essa experiência que ganhei no curso e na prova pesa muito hoje. Eu participo de um projeto da Fundação Getúlio Vargas (FGV) voltado a alunos da OBMEP, que é um curso de preparação para o vestibular dela, para conseguir uma boa nota, com aula de redação e português”. Além da OBMEP, Haislan coleciona outras medalhas. “O professor Renato dá bastante suporte pra gente. Foi a Canguru de Matemática, a OMIF, a Matemática sem fronteiras, que no ano passado foi porta de entrada para a viagem pra Índia, além da matemática teve uma de economia”, relembra o estudante.

O suporte dado pelos professores de matemática para os estudantes que participam das competições vai além da sala de aula. “Nós, professores de matemática, dedicamos uma hora por semana para preparação para as olimpíadas. E tenho uma página na plataforma MOODLE (presencial) com várias materiais de preparação para as olimpíadas”, explica o docente Renato Pereira.

Para ele, as olímpiadas são alternativas pedagógicas para o ensino de matemática. “A importância pedagógica das olimpíadas está muito além do aluno apenas ganhar uma premiação, está presente no processo como um todo: de se preparar para uma prova, de fazer a prova, de se deslocar para uma outra cidade para fazer as outras fases da olimpíada e, por fim, ser premiado ou não. Todo o processo é um aprendizado, desde o seu psicológico de fazer parte de uma competição e poder ganhar ou perder, quanto o aprender matemática pela necessidade, por ser cobrado conteúdos que muitas das vezes nem tem contato na sala de aula. Enfim, ver os resultados expressivos que conseguimos me motiva cada vez mais em investir nessa modalidade de ensino. A OMIF é fruto dessa motivação. Ela foi criada para buscar alternativas no ensino de matemática e para podermos fazer pesquisa sobre o quanto isso pode ser benéfico para os alunos.”

A 1ª OMIF terá a fase final no mês de outubro no IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho

Veja em anexo os resultados da OBMEP E da Olimpíada Canguru de Matemática.

Confira mais fotos da premiação da OBMEP:

TEXTO: Carol Negrão
FOTOS: Renato Machado Pereira