Destaque Pesquisa
Ter, 19 de Junho de 2018 16:31

Servidores do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho são destaque na revista Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

revista ibero americana

O professor Renato Aparecido de Souza e os servidores Grasiane Cristina da Silva e Mateus Batista Barbosa do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho foram destaque na edição de maio na Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. A revista, uma das principais publicações de educação do Brasil, Qualis A2, da Unesp Araraquara (SP), publicou “Brazil-Finland dossier: trends, perspectives and challenges of the education for the 21st century”. O trabalho dos servidores do Campus Muzambinho entitulado “Construção colaborativa de um plano de ação para a Educação Inclusiva: como a experiência educacional Finlandesa pode rechear esse processo?” que aborda o uso das metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem centrada no estudante, em prol da organização e construção de um Plano de Ação acerca da Educação Inclusiva.

É apresentada uma rotina pedagógica para um período de quatro horas com uso de estratégias educacionais para a promoção da discussão da Educação Inclusiva. Aproximadamente 160 servidores (professores e técnicos administrativos) do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho desenvolveram um documento oficial com oito dimensões (Gestão Escolar; Prática pedagógica; Avaliação; Acesso, Permanência e Sucesso na escola; Ambiente educativo; Formação dos profissionais do campus; Relação Escola-Família; e Integração Escola-Trabalho) em uma plataforma digital (Padlet).

Ao final, os resultados puderam subsidiar futuras ações institucionais para a Educação Inclusiva. Além disso, perceber mesmo que subjetivamente o olhar de contentamento de grande parte dos servidores em reconhecer que cada um teve papel fundamental no documento implica em acreditar que é possível alterar algumas rotinas educacionais com o uso das bem-sucedidas experiências pedagógicas contemporâneas.

Em nome dos autores, o Prof. Renato Souza registra seu agradecimento às colegas Daniela Ferreira Cardoso, Diana Cuglovici Abrão, Fabiana L. de Oliveira, Giovanna M. A. Carvas, Ieda M. S. Kawashita e Laura Rodrigues Paim Pamplona por toda a contribuição na elaboração teórica e desenvolvimento prático de todas as ações apresentadas no relato de experiência.

O artigo pode ser acessado na íntegra em https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/677/showToc

TEXTO: ASCOM- Campus Muzambinho