Login



Balde Cheio
Sex, 15 de Junho de 2018 16:10

Grupo de Estudos em Bovinocultura do IFSULDEMINAS promove palestra sobre o Programa “ Balde Cheio”

GEBIF Palestra Balde Cheio

O Grupo de Estudos em Bovinocultura do IFSULDEMINAS (GEBIF) do Campus Muzambinho, coordenado pelos professores Francisco Helton Sá de Lima e Marcelo Simão da Rosa, realizou no último dia 12 de junho palestra sobre o Programa “Balde Cheio”. O programa é desenvolvido pela Embrapa e o pesquisador Artur Chinelato Camargo, da Embrapa Pecuária Sudeste foi o palestrante da noite. Participaram da palestra 60 pessoas entre alunos, professores e técnicos e produtores de leite de Muzambinho (MG) e região.

O objetivo principal do projeto “Balde Cheio” é promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia, atendendo a demanda de extensionistas de entidades públicas e privadas e de produtores de leite de todo o Brasil. Sua metodologia inovadora utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como "sala de aula prática" com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos: pesquisadores, extensionistas e produtores e, ao mesmo tempo, apresentar essa propriedade como exemplo de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em todos os aspectos: técnico, econômico, social e ambiental.

Os participantes do evento tiveram oportunidade de conhecer vários exemplos de sucesso das propriedades envolvidas no referido projeto. Ainda participaram do evento o coordenador do Programa Balde Cheio em Minas Gerais e Bahia, Walter Miguel Ribeiro; o supervisor do Programa Balde Cheio no Sul de Minas Gerais, Alexandre da Silva Prado; e do pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Alessandro Minho.

TEXTO: Carol Negrão
FOTOS: Francisco Helton Sá de Lima
Maurício Lavarda Nascimento