Corrida de Rua
Qui, 14 de Junho de 2018 07:30

Corrida de Rua e 1ª Cãominhada reúnem quase 400 atletas nas competições e movimentam a cidade de Muzambinho

campeões

No último domingo (10) a cidade de Muzambinho (MG) sediou mais uma etapa do Circuito IFSULDEMINAS de Corrida de Rua- Edição Especial Assessorias Esportivas e a 1ª Cãominhada, organizados pelo Campus Muzambinho. Quase 400 corredores de 15 cidades dos Estados de Minas Gerais e São Paulo participaram das provas de 5km, 10km e de 2km da Cãominhada, que tiveram largada na Praça Américo Luz, no centro da cidade. As provas foram organizadas pelos cursos de Educação Física em parceria com Medicina Veterinária.

IMG 0037

Os vencedores das provas do Circuito Corrida de Rua IFSULDEMINAS na categoria geral masculino 10km foram Robson Michel Lange, de Muzambinho, em 1º lugar; Maycon Jesus Salviano, de Alfenas, em segundo; e Alessandro Tadeu de Brito, da equipe Boy Nova Geração, em terceiro lugar. Na categoria geral feminino 10km, as vencedoras foram Paula Fernanda Silva Riboli, da equipe Muzambolt, na primeira colocação; Divina Marli Campos dos Reis, em segundo lugar, pela equipe Camprunners; e Regina Mine Mizuno. Os resultados da corrida de 5km e de cada categoria podem ser acessados no site da Runner Brasil.

Os competidores aprovaram a organização da corrida, que recebeu nomes de peso do esporte como o ultramaratonista Urbano Gracco, melhor brasileiro da Spartathlon Ultra Race, na Grécia em 2016. Ainda entre os atletas estava Heliese Pereira, coordenadora de Esportes do IFSULDEMINAS- Campus Poços de Caldas e pela segunda vez acompanhou a competição organizada pelo Campus Muzambinho. Ela e outros sete corredores da equipe Pé Q Voa participaram do circuito. “No ano passado eu só tinha participado para assistir, porque levamos a etapa para Poços de Caldas. Eu vim aprender para poder replicar lá. Mas neste ano nós viemos como corredores mesmo. A prova foi muito difícil com paralelepípedos, mas muito organizada e desafiadora, e é isso que a gente gosta: muita curva e algumas subidinhas bem íngremes. Foi ótimo”, parabeniza a competidora.

Cãominhada

Paralelo ao Circuito de Corrida de Rua IFSULDEMINAS aconteceu a primeira edição da Cãominhada, que contou com a presença de 81 tutores de 4 a 60 anos de idade, acompanhados de cães das mais variadas raças e portes. A largada da Cãominhada ocorreu logo após a Corrida de Rua, e teve percurso de 2 Km. Todos os cães receberam medalha de participação ao final da prova. Em cada medalha foi gravado o nome do cão e telefone do tutor, de maneira que as mesmas possam ser usadas, posteriormente, como plaquetas de identificação na coleira dos animais.

IMG 0060

A Cãominhada teve o objetivo de proporcionar momentos de lazer para as pessoas e seus cães, além de seu caráter informativo, visando conscientizar a população sobre a guarda responsável de cães. O estudante de Medicina Veterinária Isaac Buscarati Martins Ribeiro levou a filhote Diana, da raça fila brasileiro, para participar da Cãominhada. “Trouxe a Diana pra passear um pouquinho, geralmente ela fica em casa e é um jeito dela passear, aproveitar e socializar com outros cães que é muito bom para idade dela. Gostei muito. Uma ideia inovadora e que precisa ter mais vezes ainda. Quem gosta de animal ama isso daqui.

A concepção e organização da 1ª Cãominhada foi dos professores do curso de Educação Física Priscila Nakamura, Wonder Passoni Higino e Fabiano Fernandes da Silva e professora do curso e Medicina Veterinária Diana Cuglovici Abrão e alunos de ambos os cursos do Campus Muzambinho. “Durante o evento, alunos e professores do curso de medicina veterinária estiveram disponíveis para sanar as dúvidas dos participantes sobre adoção, vacinação, controle de doenças parasitárias e como proceder em casos de maus tratos aos animais. Foram confeccionados e expostos banners sobre doenças infectocontagiosas de cães e como preveni-las, controle de parasitoses e métodos de manejo humanitários de cães errantes”, ressalta a professora Diana Cugliovici Abrão.

Os patrocinadores distribuíram e sortearam brindes como ração, comedouros, produtos de higiene e todos os cães participantes foram encoleirados com Scalibor, coleira antiparasitária importante na prevenção de leishmaniose visceral canina – uma zoonose fatal para humanos e animais.

Confira mais fotos do evento:

TEXTO: Carol Negrão
FOTOS: Carol Negrão