Ensino de Línguas
Sex, 08 de Junho de 2018 16:43

Em quase 2 anos de criação, CELIN recebe mais de 400 alunos no IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho

DSC 0044

O Centro Ensino de Línguas (CELIN) do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho recebeu mais de 400 alunos em quase dois anos de criação. O balanço foi divulgado pela coordenadora do centro, a professora Josiane Pereira Fonseca Chináglia, que também ministra aulas de língua inglesa e língua espanhola para os cursos técnicos e de graduação do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho. Os cursos são voltados a toda a comunidade acadêmica e também ao público em Geral.

De acordo com a coordenadora, os resultados dos cursos do CELIN podem ser percebidos pelo desempenho dos alunos do Campus em provas de língua estrangeira e nos vestibulares. “Os cursos de Inglês e Espanhol ofertados pelo CELIN refletem positivamente no ensino regular, uma vez que os cursos contribuem para um maior interesse e aperfeiçoamento dos alunos do Campus nestes idiomas. Os alunos melhoram em sala de aula porque adquirem uma maior proximidade com estas línguas e consequentemente obtêm um melhor desempenho nas provas de língua estrangeira no vestibular do IFSULDEMINAS. Os Cursos do CELIN e o ensino em sala de aula se complementam, uma vez na aula do curso regular, o ensino é voltado para a escrita e leitura e no caso do CELIN, os cursos priorizam a oralidade e compreensão auditiva”, explica Josiane.

Os cursos do CELIN são ministrados por estudantes intercambistas, nativos da língua, professores de idiomas e discentes que atuam de forma voluntária. “No primeiro semestre de 2018 o CELIN está com seis cursos de Espanhol em andamento, sendo três cursos de Nível Básico e um curso de Espanhol Nível Intermediário que são ministrados pelos intercambistas colombianos que estão no Campus Muzambinho e um curso de Espanhol Instrumental e um curso de Espanhol Nível Básico que são ministrados pelo professor Ronan Christian. Além dos cursos de Espanhol está sendo ofertado um curso de Inglês Nível Básico que é ministrado pelo discente do curso de Educação Física Yan Foresti e um curso de Inglês de Nível Intermediário que é ministrado pelo professor Richardson Dutra, que também é o mediador dos encontros semanais de conversação em Língua Inglesa denominado Coffee Talk. Além dos cursos de nível básico e intermediário em Língua Inglesa o CELIN ainda oferta um curso de Inglês Instrumental que é ministrado pelo discente Nícolas do curso de Educação Física.

O instrutor Yan Figueiredo Foresti ministra aulas de Inglês Básico pelo CELIN. Ele já foi aluno de espanhol no Centro de Ensino de Línguas. “Acho que cada curso te traz uma experiência nova e por mais que você já estude línguas, você sempre aumenta o seu vocabulário, seu conhecimento sobre a língua e eu acho isso muito válido”, explica o professor voluntário, que já estudou inglês em cursos particulares. “Comparado às escolas tradicionais de cursos de línguas, os métodos são bem diferentes”, finaliza.

IMG 20180521 WA0017Mas há quem está começando a entender melhor o inglês. É o caso do médico veterinário Rodrigo César FelícioEquipe CELIN, que é aluno do inglês básico. Rodrigo nunca fez curso particular de línguas e aproveitou a oportunidade de aprender pelo CELIN. “Decidi fazer o curso por necessidade em relação a minha profissão. Quanto aos avanços, eu comecei a entender mais um pouco, e despertou a vontade em aprender, além da necessidade do mercado de trabalho”, ressalta do aluno.

A equipe de coordenação do Centro de Ensino de Línguas do Campus Muzambinho, foi nomeada pela portaria número 034 de 12 de março de 2017 e tem atuado ativamente na oferta de cursos para docentes, discentes, servidores em geral do Campus Muzambinho, docentes e discentes de rede pública, membros da comunidade local e da região.

A coordenação do CELIN do Campus Muzambinho tem como coordenadora a professora de Inglês e Espanhol Josiane Pereira Fonseca Chináglia, como vice-coordenadora a professora de Português Patrícia Ribeiro do Valle Coutinho e como secretárias a professora de Português e Inglês Talitha Helen da Silva Chiuli e a professora de Português e Espanhol Augusta Schwtner David. A equipe de coordenação do CELIN ainda conta com os membros do colegiado do CELIN que é representado por todos os professores da área de Linguagens e Códigos do Campus Muzambinho, pelo intérprete de Libras Matheus Coimbra como representante técnico-administrativo e pelo representante discente Yan Foresti.

Desde sua implantação no Campus Muzambinho o CELIN já ofertou cursos de Inglês Nível Básico e Intermediário, Inglês Instrumental, Espanhol Nível Básico e Intermediário, Curso de Libras e Aulão de Redação. Só no primeiro semestre de 2018 estão sendo ofertadas quatro turmas de Espanhol-Nível Básico, uma turma de Espanhol Instrumental, uma turma de Espanhol-Nível Intermediário, uma turma de Inglês Intermediário e uma turma de Inglês Instrumental, encontros semanais de conversação em Língua Inglesa (Coffee Talk) e um Exame de Suficiência em Língua Inglesa que será aplicado no dia 28 deste mês.

TEXTO: Carol Negrão
FOTOS: Carol Negrão