Publicação internacional
Seg, 07 de Fevereiro de 2011 15:33

Docentes do IFSULDEMINAS obtêm reconhecimento internacional

Responsáveis pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências da Saúde (GEP-CS) do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, os professores Fabiano Fernandes da Silva e Renato Aparecido de Souza acabam de publicar um artigo científico na revista americana “Photomedicine and Laser Surgery”. É a primeira vez que o GEP-CS consegue esse reconhecimento internacional.

De acordo com Fabiano Fernandes, o trabalho consiste na análise de uma nova técnica, através de um equipamento a laser, para determinação da densidade óssea de ratos que passaram por um processo de treinamento de natação. No estudo, desenvolvido entre 2008 e 2009, dois grupos de ratos (sedentários e treinados) foram avaliados. Ao final do experimento, os animais tiveram que ser sacrificados para que o osso do fêmur de cada um deles fosse analisado. O resultado mostrou que o esqueleto dos ratos sedentários tinha maior densidade óssea que o dos animais treinados.

Para ter o artigo publicado, o professor explica que o processo foi longo e durou cerca de dois anos. “Isso deve-se ao fato do alto padrão de exigência e qualidade das publicações internacionais”, afirma. Além dos professores do Campus Muzambinho, o projeto teve a participação de um grupo de docentes oriundo de outras quatro instituições de ensino: Marcos Tadeu Tavares Pacheco (Universidade Camilo Castelo Branco), Wellington Ribeiro (Universidade do Vale do Paraíba), Marcos Augusto Souza Rodrigues da Silva (Universidade Camilo Castelo Branco), Humberto Miranda (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Miguel Angel Castillo Salgado (Universidade Estadual Paulista).

O artigo publicado pode ser lido na íntegra neste link http://www.liebertonline.com/doi/abs/10.1089/pho.2010.2784