Login



Boletim Climático- 5 anos
Ter, 15 de Maio de 2018 15:42

Boletim Climático do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho completa cinco anos com 200 acessos diários às informações

estação 1

Neste mês de maio, o Boletim Climático do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho completa cinco anos de existência, com mais de 60 edições publicadas. A publicação registra e interpreta dados como temperatura, média de precipitação pluviométrica, quantidade de água armazenada no solo, balanço hídrico, índices pluviométricos, velocidade do vento e evapotranspiraçã

DSC 0005

o. Os relatórios comparam os dados coletados atualmente, com as médias de registros climáticos desde a década de 80.

O Boletim Climático do IFSULDEMINAS surgiu a partir de um Projeto de Extensão, entre o professor Paulo Sérgio de Souza e o atual professor Lucas Eduardo Oliveira Aparecido (na época discente da Agronomia). Neste projeto de Extensão, foi proposta uma forma de divulgação dos dados climáticos, e assim foi criado o boletim.

A estação meteorológica no IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho está localizada na Fruticultura da instituição. O aparelho conta com sensores que enviam as informações coletadas para uma central onde os dados são processados e analisados. “A estação meteorológica é um equipamento que tem vários sensores capazes de aferir e armazenar diversos elementos meteorológicos a cada segundo. A estação atualmente afere dados de temperatura do ar, a pressão atmosférica, a unidade do ar, o índice de radiação solar e o ponto de orvalho; a quantidade de chuva diária, mensal e anual, assim como sua intensidade; a relação solo/planta por meio de dados da evapotranspiração mensal, anual e da temperatura e umidade do solo; e a velocidade e direção do vento”, explica Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, que integra a equipe de pesquisadores responsáveis pelo “Boletim Climático”.

Ponto de referênciaDSC 0003

Como trata-se de um dos poucos equipamentos na região, a estação meteorológica do Campus Muzambinho é referência para produtores rurais. “O boletim climático tem sido bem acessado, com uma média 200 acessos ao mês, fornecendo informações da variabilidade do tempo para várias pessoas, dentro elas discentes, docentes, pesquisadores e habitantes de cidades vizinhas. O Boletins contribui como fonte de dados para a comunidade externa, ajudando os produtores a tomar suas decisões na lavoura agrícolas e também nos acionamentos de sinistros pelas pessoas que tem feito seguros agrícolas.”, ressalta Lucas.

Estação online

As informações da Estação Agrometorológica também estão disponíveis por meio do site do Campus Muzambinho no link:

Estação Online

Na estação online as informações são atualizadas em tempo real e são fornecidos dados como a temperatura, a pressão atmosférica, a unidade do ar, o índice de radiação solar e o ponto de orvalho; a quantidade de chuva diária, mensal e anual, assim como sua intensidade; a relação solo/planta por meio de dados da evapotranspiração mensal, anual e da temperatura e umidade do solo; e a velocidade e direção do vento.

Também são publicadas as análises climatológicas contendo dados como o dia do mês e a hora em que a temperatura mais alta. ou mais baixa, foi registrada e seu respectivo valor em graus Celsius; o dia em que a quantidade de chuva foi a maior, ou a menor, em todo mês; a hora na qual foi registrada a velocidade mais alta do vento, assim como sua direção; a quantidade de chuva registrada em um determinado dia e o total mensal; dentre outras informações.

Para contribuir com a economia e melhor utilização dos recursos hídricos e energéticos, os boletins ainda fornecem análises sobre os Graus-dia. Essas análises podem ser de aquecimento, concebidas para uma reflexão sobre a demanda de energia necessária para aquecer uma casa ou empresa. Ou de refrigeração, medida concebida para estudo da demanda de energia usada para resfriar uma casa ou empresa.

TEXTO e FOTOS: ASCOM – Campus Muzambinho