Serviço especializado
Qua, 26 de Janeiro de 2011 08:16

Laboratório de Bromatologia e Água realiza análises de produtos usados na alimentação humana e animal

homeInaugurado em novembro de 2004, o Laboratório de Bromatologia e Água do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho presta um serviço especializado em análise de alimentos, que é único na cidade e na região. O setor é responsável por identificar possíveis contaminações em água destinada ao consumo humano e em produtos usados na alimentação do homem e de animais, além de determinar a composição química desses produtos, assegurando ao cliente a qualidade dos mesmos.

No último ano, com a realização de novos investimentos e a aquisição de equipamentos modernos, o laboratório ampliou a oferta de serviços. 06São feitas análises da água de minas, de poços artesianos, de fontes e até mesmo da água que chega às casas pelo sistema de abastecimento público. Na parte de alimentação, são desenvolvidos laudos de produtos farináceos, laticínios, embutidos, café, doces, sucos, cereais, rações e silagem. Também é feita análise da matéria-prima utilizada na fabricação de alimentos como milho, soja, carnes, leite, frutas, condimentos entre outros. Atualmente, há estudos para implantação de análises físico-químicas de bebidas com e sem teor alcoólico, vitaminas, resíduos pesticidas e aditivos alimentares.

Dois profissionais especializados são responsáveis pelas análises e ainda contam com o auxílio de cinco alunos bolsistas (dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica). O laboratório é dividido entre os setores físico-químico, no qual se identifica a composição química e a qualidade dos produtos como pH, dureza, condutividade, turbidez, proteína, fibras, gordura, acidez, etc e o microbiológico, onde as possíveis contaminações por micro-organismos como coliformes, fungos, leveduras, salmonella sp, estafilococos, entre outros, são determinadas.

25O espaço conta com sala de esterilização, pesagens, instrumentação e almoxarifado. Os produtos químicos usados são armazenados conforme padrões da Polícia Federal e do Exército Brasileiro. Além disso, diversos equipamentos auxiliam na preparação de amostras, na extração de gordura sólida ou determinação da gordura líquida em determinados alimentos, na medição da condutibilidade elétrica e no rastreamento da composição química dos produtos. Um dos aparelhos, chamado fotômetro de chama, é capaz de determinar a concentração de metais como cálcio, magnésio, potássio e sódio das amostras.

Neste ano, com a aquisição do Espectrofotômetro de Emissão Óptica por Plasma Indutivamente Acoplado - ICP-OES, um aparelho capaz de ler 72 elementos químicos diferentes numa única amostra, o laboratório ficará ainda mais especializado. O equipamento já foi adquirido pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e, em breve, estará em funcionamento.

24A coordenadora do Laboratório de Bromatologia e Água, Alessandra Rodrigues de Carvalho, explica que o trabalho é desenvolvido seguindo padrões e normas analíticas estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e pelo Instituto Adolfo Lutz, órgão do governo de São Paulo que é referência em bromatologia no Brasil. Todos os materiais microbiológicos descartados são esterilizados antes de irem para o lixo, impedindo contaminações de seus destinos.

Ao solicitar uma análise de água, o cliente recebe gratuitamente frascos de vidro esterilizados, onde as amostras devem ser coletadas. 16O procedimento é feito para evitar a contaminação por embalagem e por manipulação inadequada. Os resultados são fornecidos em laudos detalhados, com os dados disponibilizados conforme orientações técnicas.

Os serviços do Laboratório de Bromatologia e Água são oferecidos para o público em geral. Não é necessário ter vínculo com o IFSULDEMINAS para solicitar análises. O setor fica localizado no Campus Muzambinho e funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 23h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3571-5095 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .