Curso de Biologia Marinha
Qui, 16 de Dezembro de 2010 09:49

01Como parte da disciplina Zoologia de Invertebrados, os alunos do Curso Superior em Ciências Biológicas (3º período) do Campus Muzambinho participaram, juntamente com a Prof.ª Jane Piton Serra Sanches, de um curso de Biologia Marinha promovido pela empresa Argos - Centro de Estudos Marinhos nos dias 04 e 05 de dezembro.

Na primeira parte do curso os alunos foram à praia do Saco da Ribeira, uma praia lodosa com substrato consolidado e não consolidado. Essa praia é riquíssima em organismos aquáticos que ocupam a zona entre marés, ou seja, aquela área que fica encoberta quando a maré está alta e exposta quando a maré está baixa. O objetivo da visita foi observar os animais em seu ambiente natural, interagir com eles e coletar exemplares para estudo posterior em laboratório. A experiência foi incrível, pois os alunos puderam observar animais que só tinham visto antes em livros. Puderam também coletar vários indivíduos vivos de pepinos-do-mar, bolachas-da-praia, anêmonas, ouriços-do-mar, vários tipos de conchas de moluscos, além de observar esponjas marinhas, baratinhas-da-praia, caranguejo, siris,  moluscos, ermitão, além de um encontro inesperado e empolgante com um casal de lebres marinhas e uma tartaruga marinha que se alimentavam no local.

09No restante do curso os alunos trabalharam no laboratório da Argos, estudando a anatomia externa e interna dos exemplares que coletaram, aprenderam também a fazer a identificação das conchas de moluscos coletadas, que receberam como doação para começarem a montar sua própria coleção.

Segundo opinião dos alunos, o curso foi excelente, pois tiveram a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. "O curso nos mostrou como é interessante e impressionante a biologia dos invertebrados marinhos”.

Na minha opinião enquanto professora, a experiência foi enriquecedora e de extrema importância para o aprendizado do conteúdo da disciplina de Zoologia de Invertebrados, espero que possamos repetir esse curso com as próximas turmas de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Redação: Jane Piton Serra Sanches