Boletim climático: Novembro
Ter, 13 de Dezembro de 2016 10:04

Confira o boletim climático do mês de Novembro de 2016 com informações de temperatura, umidade, precipitação e muito mais.

Neste boletim são apresentados e analisados dados climáticos mensais das médias históricas de 1974-1985 e 2006-2013 comparados com os valores aferidos nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Temperatura Média em Novembro

Em novembro de 2016 foram observadas temperaturas do ar de 21,3°C - valor normal para época.

A menor temperatura foi registrada no dia 08: 14,9°C às 02h. A maior foi aferida no dia 10 às 15h30 com termômetros atingindo 30,3°C.

Média mensal de temperatura durante 2016 até Novembro (ºC)

grafico 01 - variacao de temperatura

Temperaturas registradas em Novembro nas médias históricas (ºC)

grafico 02 - temperaturas e medias historicas

Precipitação em Novembro

Foi observado um índice pluviométrico de 102,2 mm no mês de novembro. A precipitação pluviométrica observada concentrou-se no início e no final do mês.

Índice de chuvas resgitrado em Novembro - médias históricas (mm)

grafico 03 - chuvas em 2016

Variação no volume de chuvas registrado em 2016 até Novembro (mm)

grafico 04 - chuvas em novembro

Acumulado de chuvas até Novembro

A precipitação pluviométrica acumulada até novembro de 2016 foi de 1533,8 mm, dentro da normalidade.

Precipitação acumulada até Novembro - médias históricas (mm)

grafico 05 - acumulado de chuvas ate novembro

Precipitação acumulada durante 2016 até Novembro (mm)

grafico 06 - acumulado ate outubro

Evapotranspiração potencial em Novembro

Em novembro no Sul de Minas foi quantificado uma evapotranspiração potencial de 83,5 mm mês.

Evapotranspiração mensal registrada em Novembro - médias históricas (mm)

grafico 07 - evapotranspiracao historica

Evapotranspiração registradas durante o ano de 2016 até Novembro (mm)

grafico 08 - evapotranspiracao em 2016

Armazenamento de água no solo em Novembro

Com o índice pluviométrico que ocorreu no mês de novembro houve uma elevação no ARM, chegando a 100 % da sua capacidade de armazenamento de água.

grafico 09 - armazenamento

Armazenamento de água no solo durante o ano de 2016 até Novembro (%)

grafico 10 - armazenamento de agua no solo em 2016

Balanço hídrico em Novembro

No mês de novembro é normal que os balanços hídricos apresentem elevadas excedentes hídricos, devido à ocorrência das precipitações da estação chuvosa. Em novembro de 2016 as condições não foram diferentes, pois o balanço hídrico demonstrou-se com a presença de um elevado excedente hídrica, chegando a 117,3 mm.

grafico 11 - balanço

Considerações finais

• A temperatura do ar e a evapotranspiração potencial demonstraram-se dentro da normalidade;
  • O índice pluviométrico que ocorreu em novembro foi dentro da média histórica, elevando o armazenamento de água no solo a 100% da sua capacidade de armazenamento;
  • A precipitação pluviométrica que ocorreu no mês de novembro promoveu excedentes hídricos, o que é de extrema importância para a reposição da água dos aquíferos;
  • Vale ressaltar que, apesar da presença do excedente hídrico, observaram-se alguns dias sem precipitações o que pode ter prejudicados alguns tratos culturais nas lavouras.

Fonte: Boletim Climático de Novembro 2016

Para visualizar o boletim climático completo,clique aqui

Para conferir os outros boletins,clique aqui.

Confira também dados online da estação meteorológica,clique aqui.

Os boletins climáticos são preparados pelo Grupo de Pesquisa em Fruticultura e Agrometeorologia e a equipe responsável pela elaboração é composta pelo Mestrando em Produção Vegetal (Agrometeorologia) UNESP Jaboticabal, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, e pelo Professor e Engenheiro Agrônomo do Campus Muzambinho, Paulo Sérgio de Souza.