Boletim climático: Setembro
Qui, 06 de Outubro de 2016 16:19

Confira o boletim climático do mês de Setembro de 2016 com informações de temperatura, umidade, precipitação e muito mais.

Neste boletim são apresentados e analisados dados climáticos mensais das médias históricas de 1974-1985 e 2006-2013 comparados com os valores aferidos nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Temperatura Média em Setembro

Em setembro deste ano, foram observadas temperaturas do ar na média de 20,6°C. Esse valor está dentro da normalidade histórica. A maior temperatura do mês foi observada no dia 18 do mês, com termômetros no valor de 33,4°C. A menor temperatura, de 7,4ºC, foi aferida no dia 20.

Média mensal de temperatura durante 2016 até setembro (ºC)

variacao de temperatura em 2016

Temperaturas registradas em Setembro nas médias históricas (ºC)

temperaturas em setembro - medias historicas

Precipitação em Setembro

Em geral, toda a região do sul de Minas Gerais registrou um índice pluviométrico muito baixo em setembro de 2016. Aqui, esse valor foi de apenas 1,6 mm, volume considerado abaixo da normalidade para o mês.

Índice de chuvas resgitrado em Setembro - médias históricas (mm)

chuva em setembro - historico

Variação no volume de chuvas registrado em 2016 até setembro (mm)

variacao da chuva em 2016

Acumulado de chuvas até Setembro

Com o baixo valor de chuvas em setembro, o valor da precipitação pluviométrica acumulada - que estava acima da normalidade - voltou aos índices considerados na média esperada para a época do ano.

Precipitação acumulada até setembro - médias históricas (mm)

precipitacao ate setembro - medias historicas

Precipitação acumulada durante 2016 até setembro (mm)

chuva acumulada ate setembro

Evapotranspiração potencial em Setembro

Neste último mês, foi verificado uma evapotranspiração potencial de 70,3mm, valor semelhante aos valores médios históricos.

Evapotranspiração mensal registrada em Setembro - médias históricas (mm)

evapotranspiracao historica em setembro

Evapotranspiração registradas durante o ano de 2016 até setembro (mm)

evapotranspiracao durante o ano ate setembro

Armazenamento de água no solo em Setembro

O armazenamento de água no solo (ARM) diz respeito à quantidade de água disponível no sistema solo-planta-atmosfera. Com o baixo índice pluviométrico que ocorreu no mês de setembro houve uma elevada queda no ARM, chegando a 35,9% da sua capacidade de armazenamento de água. Este valor se encontra abaixo da normalidade para a época do ano.

Armazenamento de água no solo - médias históricas (%)

armazenamento de agua no solo em setembro - historico

Armazenamento de água no solo durante o ano de 2016 até setembro (%)

armazenamento de agua no solo durante o ano

Balanço hídrico em Setembro

No mês de setembro é normal que os balanços hídricos demonstrem-se estáveis, devido a ocorrência das primeiras precipitações da estação chuvosa, como observado nas médias históricas. Em setembro 2016 as condições hídricas foram diferentes, uma vez que o sistema solo-planta-atmosfera demonstrou-se a presença de um déficit hídrico elevado, chegando a - 33,3 mm mês. Com a presença de déficits hídricos, os cultivos agrícolas não conseguem realizar o fluxo de massa, e ainda são obrigados a fechar os estômatos, o que promove uma redução no metabolismo.

balanco hidrico

Considerações finais

• A temperatura do ar assim como a evapotranspiração potencial estão dentro da normalidade. O índice pluviométrico que ocorreu em setembro foi abaixo da média histórica, promovendo uma elevada redução do armazenamento de água de solo, que já estava crítico.
  • O mês de setembro evidenciou o menor armazenamento de água no solo de todo o ano (35,9% da capacidade). Em decorrência deste baixo índice, os cultivos promoveram uma redução da taxa evapotranspirativa, o que acarretou um déficit hídrico de - 33,3 mm mês.

Fonte: Boletim Climático de Setembro 2016

Para visualizar o boletim climático completo,clique aqui

Para conferir os outros boletins,clique aqui.

Confira também dados online da estação meteorológica,clique aqui.

Os boletins climáticos são preparados pelo Grupo de Pesquisa em Fruticultura e Agrometeorologia e a equipe responsável pela elaboração é composta pelo Mestrando em Produção Vegetal (Agrometeorologia) UNESP Jaboticabal, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, e pelo Professor e Engenheiro Agrônomo do Campus Muzambinho, Paulo Sérgio de Souza.
Anexos:
Fazer download deste arquivo (Boletim_Clima_setembro_2016_pronto.pdf)Boletim - Setembro 2016[ ]1091 Kb