Login



Boletim climático: Agosto
Ter, 13 de Setembro de 2016 11:04

Confira o boletim climático do mês de Agosto de 2016 com informações de temperatura, umidade, precipitação e muito mais.

Neste boletim são apresentados e analisados dados climáticos mensais das médias históricas de 1974-1985 e 2006-2013 comparados com os valores aferidos nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Temperatura Média em Agosto

No mês de agosto de 2016 foram observadas temperaturas do ar com média de 17,7°C, dentro da normalidade conforme aponta o gráfico abaixo.

No mês, a maior temperatura do ar foi observada no dia 07 com um valor de 30,1°C às 11h. A menor temperatura aconteceu no dia 12 às 02h com 3,8°C.

temperatura média


Precipitação em Agosto

No mês de agosto, a precipitação pluviométrica foi de 50,2mm, volume considerado acima da normalidade para o período, conforme mostra o gráfico abaixo.

volume mensal de chuva


Acumulado de chuvas até Agosto

A precipitação pluviométrica acumulada até agosto foi de 1187 mm, valor também acima do normal quando comparada às precipitações ocorridas nas médias históricas.

volume acumulado de chuvas


Evapotranspiração potencial em Agosto

No mês de agosto foi observado uma evapotranspiração de 47,6 mm, índice semelhante aos valores médios históricos.

evapotranspiração mensal


Armazenamento de água no solo em Agosto

Com o índice pluviométrico que ocorreu no mês houve uma recuperação no armazenamento de água do solo, chegando a 71,4% da sua capacidade de armazenamento de água.

armazenamento de água no solo


Balanço hídrico em Agosto

No mês de agosto é normal que os balanços hídricos demonstrem a presença de déficit hídricos, devido a estação do inverno apresentar baixos índices pluviométricos.

Em agosto deste ano foi diferente, uma vez que o sistema solo-planta-atmosfera demonstrou-se instável, sem a presença de déficits ou excedentes. O índice pluviométrico que ocorreu no mês promoveu a recuperação do déficit hídrico que vinha ocorrendo nos meses anteriores.

balanco hidrico


Considerações finais

  • A temperatura do ar assim como a evapotranspiração potencial que acorreram em agosto foram maiores em relação ao mês julho. Esse aumento ocorre devido ao aumento de radiação proveniente pelo sol.
  • O índice pluviométrico que ocorreu em agosto foi acima da média para o mês de agosto, promovendo um aumento no armazenamento de água de solo e uma estabilização do balanço hídrico.

Fonte: Boletim Climático de Agosto 2016


Para visualizar o boletim climático completo,clique aqui

Para conferir os outros boletins,clique aqui.

Confira também dados online da estação meteorológica,clique aqui.


Os boletins climáticos são preparados pelo Grupo de Pesquisa em Fruticultura e Agrometeorologia e a equipe responsável pela elaboração é composta pelo Mestrando em Produção Vegetal (Agrometeorologia) UNESP Jaboticabal, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, e pelo Professor e Engenheiro Agrônomo do Campus Muzambinho, Paulo Sérgio de Souza.