Login



Boletim Climático: Julho
Ter, 09 de Agosto de 2016 13:19

Confira o boletim climático do mês de Julho de 2016 com informações de temperatura, umidade, precipitação e muito mais.

Neste boletim são apresentados e analisados dados climáticos mensais das médias históricas de 1974-1985 e 2006-2013 comparados com os valores aferidos nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Temperatura Média em Julho

No mês de julho de 2016, foram observadas temperaturas do ar na média de 16,4°C, valor acima das médias históricas.

A maior temperatura foi registrada no dia 12 do mês, com termômetros no valor de 28,4°C às 14h. O menor índice foi aferido no dia 18 às 06h, com 2,1°C, proporcionando uma geada branda nas regiões mais baixas.

temperatura média


Precipitação em Julho

A precipitação pluviométrica em Julho foi de 1,6 mm, abaixo da normalidade para a estação do inverno. O valor é inferior a todas as médias históricas.

volume mensal de chuva

Acumulado de chuvas até Julho

Ainda assim, a precipitação pluviométrica acumulada até julho foi de 1136,4 mm, valor acima da normalidade para este período, onde os índices das médias não ultrapassavam 910 mm.

volume acumulado de chuvas

Evapotranspiração potencial em Julho

No mês de julho, foi observado uma evapotranspiração de 38,8 mm mês, demonstrando um acréscimo em relação ao mês anterior de 7 mm.

evapotranspiração mensal

Armazenamento de água no solo em Julho

Com o baixo índice pluviométrico, houve uma redução no armazenamento de água no solo, chegando a 68,8% da sua capacidade. Mesmo assim, o valor se encontra dentro da normalidade para a época do ano.

armazenamento de água no solo

Balanço hídrico em Julho

No mês de julho é normal que os balanços hídricos demonstrem-se a presença de déficit hídricos, devido a estação do inverno evidenciar poucos índices pluviométricos, como observado nas médias históricas.

Em julho do ano 2016 não foi diferente, uma vez que o sistema solo-planta-atmosfera demonstrou a presença de déficits hídricos de -6,2 mm mês, por causa do baixo índice de chuvas do mês. Somente no ano de 2014 observou-se a presença de excedentes hídricos em no mês de julho.

balanco hidrico

Considerações finais

  • A temperatura do ar e a evapotranspiração potencial que acorreram em julho evidenciaram acréscimos em relação ao mês anterior, o que indica um provável aumento para os meses posteriores.
  • O índice pluviométrico que ocorreu em julho foi abaixo da média para o mês de julho. Esse baixo índice de precipitação proporcionou aos produtores de café da região a oportunidade de realizar a colheita sem que ocorra redução na qualidade da bebida dos frutos colhidos em função da chuva.

Fonte: Boletim Climático de Julho 2016


Para visualizar o boletim climático completo,clique aqui

Para conferir os outros boletins,clique aqui.

Confira também dados online da estação meteorológica,clique aqui.


Os boletins climáticos são preparados pelo Grupo de Pesquisa em Fruticultura e Agrometeorologia e a equipe responsável pela elaboração é composta pelo Mestrando em Produção Vegetal (Agrometeorologia) UNESP Jaboticabal, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, e pelo Professor e Engenheiro Agrônomo do Campus Muzambinho, Paulo Sérgio de Souza.