Login



Análises de água
Ter, 23 de Novembro de 2010 14:01

Sabe-se que a água é fundamental à vida. Seus múltiplos usos são indispensáveis às várias atividades humanas, onde se destacam, entre outras, o abastecimento público e industrial, a irrigação agrícola, a produção de energia elétrica e as atividades de recreação, bem como a preservação da vida aquática.

Visando garantir a qualidade da água consumida pelos servidores, professores e alunos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, além de auxiliar a Estação de Tratamento de Água (ETA) local, o Laboratório de Bromatologia e Água, entre os dias 04 e 15 de novembro de 2010, coletou 40 amostras de água para consumo, abrangendo todos os setores da Instituição, bem como o CeCAES.

A química responsável, Alessandra Rodrigues de Carvalho, pelo Laboratório de Bromatologia e Água realizou o acompanhamento da qualidade dessas águas por meio da rede básica de monitoramento, pela qual a caracterização da qualidade da água é obtida pelas análises de variáveis físicas, químicas e microbiológicas da mesma.

As informações obtidas por meio desse monitoramento possibilitaram o conhecimento das condições reinantes nos principais setores do Campus Muzambinho e CeCAES. Após o rastreamento, observou-se a boa qualidade do tratamento, uma vez que 96,77% das amostras de água tratada foram consideradas próprias para consumo humano, enquanto que no CeCAES, 100% das amostras estão livres de contaminação por micro-organismos.

Por outro lado, 3,23% das águas do Campus apresentaram contaminação microbiológica, cujo fator pode estar vinculado à presença de ferro, pois as minas da região são ferríferas. O ferro, apesar de apresentar toxicidade baixa, traz diversos problemas para o abastecimento público de água. Confere cor e sabor à água, provocando manchas em roupas e utensílios sanitários. Também traz o problema do desenvolvimento de depósitos em canalizações e de ferro-bactérias, provocando a contaminação biológica da água na própria rede de distribuição.

Normalmente, a contaminação microbiológica encontrada em águas sem tratamento é esperada, uma vez que a água está desprovida de cloração, cujo tratamento combate o crescimento e proliferação de micro-organismos.

Portanto, periodicamente haverá coleta nos setores garantindo aos consumidores a qualidade da água tratada no Campus Muzambinho.

Clique no anexo abaixo e veja o resultado da análise de água!