Login



Boletim climático: Abril
Seg, 09 de Maio de 2016 10:49

Confira o boletim climático do mês de Abril com informações de temperatura, umidade, precipitação e muito mais.

Neste boletim são apresentados e analisados dados climáticos mensais das médias históricas de 1974-1985 e 2006-2013 comparados com os valores aferidos nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Temperatura Média em Abril

No mês de abril de 2016 foram observadas temperaturas do ar em torno de 21°C. Esse valor está próximo aos índices observados nas médias históricas de 2006-2013 e acima das registradas nas outras médias comparadas - conforme mostra o gráfico abaixo. Ainda assim, o valor médio é o mais baixo registrado no ano. Seguindo nessa linha, entre os quatro primeiros meses do ano, abril foi o que registrou a menor temperatura: no dia 28, às 04h30, o termômetro chegou a marcar 9,7ºC. A maior temperatura observada no dia 08, às 15h30, com 31,6ºC.

temperatura


Precipitação em Abril

A precipitação pluviométrica de abril foi de apenas 16,8 mm, a menor registrada no ano e também em relação às médias históricas pesquisadas - conforme mostram os gráficos abaixo. As chuvas só apareceram no final do mês, quando, no dia 29, os índices pluviométricos registraram 13,6 mm.

chuvas-comparativo


Acumulado de chuvas até abril

Mesmo com o baixo índice de chuva registrado em abril, o acumulado de chuvas continuou acima das médias históricas.

acumulado de chuvas


Evapotranspiração potencial

A evapotranspiração potencial “nível máximo teórico” que ocorreu no mês de abril foi de 74,7mm mês, valor próximo daquele encontrado em 2006-2013. No entanto, é bem maior que os índices registrados em 2015 e 2014.

evapotranspiracao


Armazenamento de água no solo

Por conta do baixo índice de chuvas de abril, o solo demonstrou apenas 56% da sua capacidade de armazenamento de água. Esse cenário é diferente de outras observadas nas médias históricas conforme mostra o gráfico a seguir.

armazenamento d agua


Balanço hídrico

Por conta do final do período chuvoso, é normal que os balanços hídricos demonstrem baixos excedentes em abril. Neste ano não foi diferente, pois o sistema solo-planta-atmosfera demonstrou a presença de déficit hídricos (- 14 mm) - diferentemente das outras médias históricas conforme mostram os gráficos abaixo.

balanco hidrico


Considerações finais

  • Alguns valores ficaram acima das médias históricas, como temperatura do ar e evapotranspiração potencial
  • O baixo índice de chuvas proporcionou uma redução no armazenamento de água no solo, e consequentemente a presença de déficits hídricos. Este cenário não é favorável aos cultivos, visto que isso reduz o metabolismo, o que acarreta uma queda na fotossíntese líquida dos cultivos
  • Devido às condições de menores precipitações, o mês abril foi favorável a colheita de milho, feijão e soja, e a silagem.

Texto: Lucas Constantino
Fonte: Boletim Climático de Abril 2016


Para visualizar o boletim climático completo, clique aqui

Para conferir os outros boletins, clique aqui.

Confira também dados online da estação meteorológica, clique aqui.


Os boletins climáticos são preparados pelo Grupo de Pesquisa em Fruticultura e Agrometeorologia e a equipe responsável pela elaboração é composta pelo Mestrando em Produção Vegetal (Agrometeorologia) UNESP Jaboticabal, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, e pelo Professor e Engenheiro Agrônomo do Campus Muzambinho, Paulo Sérgio de Souza.