Boletim Climático: Março
Sex, 08 de Abril de 2016 08:04

Confira o boletim climático do mês de Março com informações de temperatura, umidade, precipitação e muito mais.

Neste boletim são apresentados e analisados dados climáticos mensais das médias históricas de 1974-1985 e 2006-2013 comparados com os valores aferidos nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Temperatura média

No mês de março de 2016 foram observadas temperaturas do ar em torno de 21,5°C - valor semelhante aos índices registrados nos últimos anos e nas médias históricas - conforme mostram os gráficos abaixo. A maior temperatura do mês foi aferido no dia 19 às 14h30: 30,7ºC. No dia 30, o menor valor do mês foi atingido às 06h30: 15,6ºC.

Temperatura-media-marco

Precipitação em Março

A precipitação pluviométrica de março deste ano foi alto: 343mm (maior número de chuvas em 2016). Ainda que esse volume elevado seja normal para época do ano, o valor registrado é maior que todos os outros índices dos últimos anos e históricos. De maneira geral, as chuvas foram bem distribuídas durante o mês de março. O maior valor registrado foi no dia 57 mm no dia 10.

precipitacao

Acumulado de chuvas

A precipitação pluviométrica acumulada até março de 2016 foi de 945 mm. Os valores são bem maiores que os registrados historicamente conforme mostra o gráfico a seguir:

precipitacao-acumulada

Evapotranspiração potencial

A evapotranspiração potencial “nível máximo teórico” que ocorreu no mês de março de 2016 foi de 86,35 mm. Esse valor é semelhante às médias registradas em 2014 e em 1974-1985.

evapotranspiracao

Armazenamento de água no solo

Até março deste ano, o solo demonstrou 100% da sua capacidade de armazenamento de água. Esta observação se vê também nos outros relatos históricos, com exceção do ano de 2014 - ano totalmente atípico quanto as condições climáticas.

arm

Balanço Hídrico

Decido à ocorrência das chuvas do final do período chuvoso, é normal que março apresente balanços hídricos com excedentes hídricos. Dentro dessas observações, o terceiro mês deste ano apresentou valores elevados de excedentes hídricos - com um índice de 212 mm de excedente, março de 2016 está bem acima da normalidade conforme apontam os gráficos abaixo.

balanco hidrico

Considerações Finais

• A temperatura e a evapotranspiração potencial de março foram próximos dos valores aferidos nas médias históricas.
  • A precipitação pluviométrica foi elevada e provocou elevados valores de precipitação acumulada e excedentes hídricos;
  • O armazenamento de água no solo demonstra estar com toda capacidade;
  • Esses índices ajudam no aumento dos níveis dos reservatórios e também no afloramento dos lenções freáticos.

Texto: Lucas Constantino
Fonte: Boletim Climático de Março 2016

Para visualizar o boletim climático completo, clique aqui

Para conferir os outros boletins, clique aqui.

Confira também dados online da estação meteorológica, clique aqui.

Os boletins climáticos são preparados pelo Grupo de Pesquisa em Fruticultura e Agrometeorologia e a equipe responsável pela elaboração é composta pelo Mestrando em Produção Vegetal (Agrometeorologia) UNESP Jaboticabal, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, e pelo Professor e Engenheiro Agrônomo do Campus Muzambinho, Paulo Sérgio de Souza.