Login



Boletim climático: Novembro
Qua, 09 de Dezembro de 2015 10:25

Confira o boletim climático do mês de Novembro com informações de temperatura, umidade, precipitação e muito mais

Temperatura média

No mês de novembro de 2015, a temperatura média registrada foi de 21,6ºC. Esse número é semelhante aos valores registrados no ano passado e nas duas outras médias históricas (conforme aponta o gráfico abaixo). O dia de maior calor, 11 de novembro, registrou temperatura de 31,2ºC. O menor valor foi aferido no dia 26 de novembro com o termômetro marcando 15,19ºC.

temperatura media novembro


Precipitação em Novembro

Em comparação a todos os meses do ano, novembro foi o período de maior volume de chuva. O índice foi mais de três vezes maior em relação a outubro e mais de 89mm que o mês de Fevereiro, que até então tinha sido o período com maior volume em 2015. Confira abaixo um comparativo entre esses números registrados em 2015:

distribuição de chuvas ao longo de 2015

Em relação às médias históricas para o mês de novembro, o volume registrado também é bem maior que o normal (quase o dobro). O gráfico abaixo mostra essa diferença entre os valores esperados e os registrados nos últimos anos e médias:

chuva novembro


Precipitação acumulada até novembro

O grande volume de chuva registrado em novembro de 2015 influenciou nos valores da precipitação acumulada até este mês. Comparada às médias históricas, a precipitação acumulada deste ano está um maior que os números esperados para este período. Confira no gráfico abaixo esses valores:

acumulado de chuvas até novembro

Ao longo dos meses, as chuvas de 2015 acompanharam as médias históricas de 2006-2013 e 1974-1985. No gráfico abaixo, consegue-se perceber o quanto o ano passado, 2014, os índices de chuva foram muito abaixo dos valores registrados historicamente.

comparativo do acumulado de chuvas


Evapotranspiração potencial

A evapotranspiração potencial “nível máximo teórico” que ocorreu no mês de novembro de 2015 foi de 83,3 mm. O valor é semelhante aos valores observados nas médias históricas e no ano de 2014. Verifique os valores no gráfico abaixo:

evapotranspiracao


Armazenamento de água no solo (ARM)

O armazenamento de água no solo (ARM) diz respeito à quantidade de água disponível no sistema solo-planta-atmosfera. Normal para esta época do ano, o mês de novembro de 2015 demonstrou um solo com 100% da sua capacidade de armazenamento de água. Confira o gráfico abaixo com os valores registrados durante todo o ano.

armazenamento de agua no solo


Balanço hídrico

É normal que os balanços hídricos demonstrem elevados excedentes hídricos nos meses de novembro. Isso por conta dos registro e do início do período chuvoso. Em novembro deste ano, o sistema solo-planta-atmosfera também demonstrou a ocorrência de excedente hídrico, porém com valores bem acima da normalidade, com 210 mm. Os valores de excedentes encontrados nas medias históricas de 1974-1985 e 2006-2013 e no ano de 2014 foram de 87,6; 89,0 e 51,1 mm, respectivamente, conforme aponta o gráfico:

balanco hidrico


Considerações finais

  • A precipitação pluviométrica que ocorreu durante novembro foi a maior registrada no decorrer dos meses de 2015, estando bem acima da normalidade observada nas médias históricas.
  • O excedente hídrico que ocorreu nesse mês é de suma importância para a reposição do volume hídrico dos reservatórios.

Texto: Lucas Constantino
Fonte: Boletim Climático de Novembro 2015


Para visualizar o boletim climático completo, clique aqui

Para conferir os outros boletins, clique aqui.

Confira também dados online da estação meteorológica, clique aqui.


Os boletins climáticos são preparados pelo Grupo de Pesquisa em Fruticultura e Agrometeorologia e a equipe responsável pela elaboração é composta pelo Mestrando em Produção Vegetal (Agrometeorologia) UNESP Jaboticabal, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, e pelo Professor e Engenheiro Agrônomo do Campus Muzambinho, Paulo Sérgio de Souza.