Login
| Congresso no México |
| Sex, 20 de Novembro de 2015 07:57 |
Intercambistas de Ciências Biológicas apresentam trabalhos sobre o PIBID em Congresso no México.
O evento aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro na Universidad Autónoma de Yucatán na cidade de Mérida (sudeste mexicano). Os dois alunos estão cursando o 6º período de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e, atualmente, participam do programa de Mobilidade Acadêmica na faculdade que sediou a Jornada. Os trabalhos abordaram temáticas e projetos que foram desenvolvidos por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o qual os discentes atuaram como bolsistas.
A partir destas ações e da temática da Jornada Regional de Agroecologica - "Diálogo de saberes e conhecimento sobre águas subterrâneas e degradação ambiental" -, os estudantes apresentaram resultados das iniciativas em dois pôsteres no evento mexicano. Com essa apresentação, os trabalhos desenvolvidos pelo PIBID ganharam uma visibilidade internacional. "Para nós, estudantes de licenciatura, o PIBID promove atividades que estimulam o nosso crescimento profissional e pessoal. Fazer parte deste programa colaborou para o desenvolvimento de habilidades na docência e científicas . Além disso, contribuiu muito no processo seletivo para participar desta mobilidade acadêmica", comentou Héder (foto) Os trabalhos levaram os títulos “Educación en Suelo - La Influencia del Agua y la Vegetación en la Erosión“ (trabalho apresentado por Héder) e “Contribución del Modelo Didáctico de Polaridad de Suelos en el Aprendizaje de los Estudiantes de Secundaria” (trabalho apresentado por Miller). Sob a orientação dos professores Jaqueline Carlos Funayama e Walbert Júnior Reis dos Santos, os trabalhos apresentados destacaram ações que foram desenvolvidas na Escola Estadual Coronel José Martins e na Escola Estatual Professor Salatiel de Almeida - ambas de Muzambinho. Em linha geral, a iniciativa abordou métodos de aliar a educação em solos com a produção de materiais didáticos como recursos facilitadores da relação ensino-aprendizagem, tornando, assim, a didática mais dinâmica e lúdica. SOBRE A JORNADA
Os estudantes estão no México desde o segundo semestre deste ano e enfrentaram o desafio de apresentar um trabalho num país estrangeiro. "A oportunidade de publicar num congresso internacional foi algo que nos desafiou, pois, no intercâmbio, encontramos uma série de dificuldades como o idioma, a distância dos familiares, a cultura e as adaptações à cidade e à faculdade. Foi um grande aprendizado profissional ter tido essa experiência e o conhecimento em desenvolver um resumo, traduzi-lo para o espanhol, confeccionar o pôster e estudar a apresentação num idioma diferente daquilo que estávamos acostumados. São experiências valiosas que nos desafiaram e que nos fizeram crescer profissionalmente", revelou o estudante Miller (foto) Além dos trabalhos e apresentações, os discentes participaram também de visitas guiadas que aconteceram na zona arqueológica de Uxmal e puderam prestigiar um ritual Maia em um povoado da região que evidenciou a influência cultural desta região. Texto: Miller Melo Sanches Confira as fotos dos trabalhos e das visitas guiadas que os estudantes participaram: |
Dois estudantes do curso de Ciências Biológicas, Miller Melo Sanches e Héder Falconi Corrêa (foto ao lado), apresentaram trabalhos acadêmicos na Jornada Regional de Agroecologica en el Área Maya da Faculdad Autónoma de Yucatán no México.
Motivado pela declaração feita pela Organização das Nações Unidas, que considerou 2015 como o ano mundial do Solo, o PIBID realizou diversas ações pedagógicas nas escolas de educação básica onde os estudantes do projeto atuam.
A jornada buscou valorizar e compartilhar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a criação de trabalhos na área de solos, água e degradação ambiental. O evento contou com workshops, palestras, mesas-redondas e sessões temáticas, além de visitas técnicas ao Parque Científico Crupy-Maní, Ruinas Maya de Uxmal e à escola U Yits Ka’na de agricultura ecológica. A iniciativa teve uma grande repercussão, com participação de investigadores da Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Alemanha, Espanha, Japão e Estados Unidos.