Boletim climático: Outubro
Seg, 09 de Novembro de 2015 13:05

Confira o boletim climático do mês de Outubro com informações de temperatura, umidade, precipitação e muito mais

Temperatura média

Com valores médios de 22,6°C, o mês de outubro de 2015 apresentou temperaturas do ar mais elevadas. Esse índice está acima da temperatura do ar do ano de 2014 e dos valores observados nas médias históricas (1974-1985 e 2006-2013), onde os valores foram de 21,3; 21,0 e 21,8°C, respectivamente. A maior temperatura do ar no mês (e do ano) foi observada no dia 17 de outubro às 13h31 com o valor de 34,1°C. A menor foi aferida em 5 de outubro às 5h30, sendo o valor de 14,2° C.

temperatura

Precipitação mensal

A precipitação pluviométrica no mês de outubro foi de 111,4 mm. O volume da precipitação está dentro da normalidade quando comparado com as médias históricas. Porém, observa-se que a distribuição da chuva no mês vem ocorrendo de maneira irregular, uma vez que toda essa precipitação ocorreu em apenas 5 dias. Os maiores índices pluviométricos ocorreram nos dias 22 e 28 de outubro, com intensidades de 25,2 e 65,28 mm respectivamente.

chuvas

Acumulado de chuvas até outubro

Quando comparada à precipitação que ocorre nas médias históricas, a precipitação acumulada até o momento está dentro da normalidade. Em relação à precipitação de 2014, ano totalmente atípico, o valor acumulado de chuva está atualmente 89% maior.

acumulado de chuvas

Evapotranspiração potencial

A evapotranspiração potencial “nível máximo teórico” que ocorreu no mês de outubro de 2015 foi de 96,9 mm, estando semelhante aos valores observados nas médias históricas e no ano de 2014.

evapotranspiração outrubro

Armazenamento de água no solo

O armazenamento de água no solo (ARM) diz respeito à quantidade de água disponível no sistema solo-planta-atmosfera. No mês de outubro o solo demonstrou-se estar com 100% da sua capacidade de armazenamento de água. No mesmo período no ano de 2014 o ARM demonstrava seu menor ARM do ano, sendo 53% da capacidade total.

evapotranspiração

Balanço hídrico climatológico

No mês de outubro é normal que os balanços hídricos demonstrem pequenos excedentes hídricos, devido à ocorrência das primeiras chuvas do período chuvoso.

Em outubro de 2015 o sistema solo-planta-atmosfera também demonstrou a ocorrência de um excedente hídrico, com valores de 15,3 mm. Em 2014, ano de condições climáticas atípicas, o mês de outubro demonstrou a ocorrência de deficiência hídrica com intensidade de - 10 mm. Os valores de excedentes encontrados nos períodos de 1974-1985 e 2006-2013 foram de 37,1 e 12,0 mm, respectivamente.

balanço hidrico

Considerações Finais sobre outubro de 2015

• O volume de chuva no mês de outubro foi semelhante às médias históricas, porém a distribuição no mês ocorreu de maneira irregular, as maiores precipitações foram apenas nos dias 22 e 28.
  • A precipitação acumulada até o momento está dentro da normalidade, entretanto, não é suficiente para repor todo déficit que ocorreu no ano de 2014 e assim elevar o nível dos nossos reservatórios.
  • A temperatura do ar ficou acima da média para o mês, sendo registrada máxima em torno de 34°C.

Texto e revisão: Lucas Constantino
Fonte: Boletim Climático de Outubro 2015

Para visualizar o boletim climático completo, clique aqui

Para conferir os outros boletins, clique aqui.

Confira também dados online da estação meteorológica, clique aqui.

Os boletins climáticos são preparados pelo Grupo de Pesquisa em Fruticultura e Agrometeorologia e a equipe responsável pela elaboração é composta pelo Mestrando em Produção Vegetal (Agrometeorologia) UNESP Jaboticabal, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, e pelo Professor e Engenheiro Agrônomo do Campus Muzambinho, Paulo Sérgio de Souza.