Campus Muzambinho promove sessão de exibições digitais para celebrar o bicentenário de Ada Lovelace.

Serão realizadas nos dias 15 e 16 de outubro uma série de exibições digitais em celebração ao bicentenário do nascimento de Ada Lovelace.
O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, por meio do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft), do Centro Acadêmico Alan Turing e do curso de Ciência da Computação, participará do movimento por meio de exibições que acontecerão na sala do Centro Acadêmico.
O movimento Ada Lovelace visa homenagear a matemática e escritora Inglesa por suas contribuições feitas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O evento é organizado pela Professora Aracele Fassbinder e pelos alunos Raphael de Paiva Gonçalves (6º Período de Ciência da Computação) e Ricardo Negreiros (4º Período de Ciência da Computação).
Segundo Aracele, “este ano, a data é ainda mais especial, pois comemora-se o bicentenário do nascimento de Ada”.
Ainda segundo a Professora, “diversas atividades estão sendo realizadas por instituições de ensino e sociedades civis de todo mundo, com o objetivo de celebrar as conquistas de Ada e, de forma geral, as realizações de mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de inspirar outras a seguirem carreira nessas áreas.
AGENDA DAS EXIBIÇÕES:
DATA: 15 e 16 de Outubro de 2015 (quinta e sexta-feira) HORÁRIO: durante os intervalos das aulas (9h15 às 9h30, 15h15 às 15h30, 21h15 às 21h30) LOCAL: Sala do Centro Acadêmico Alan Turing, 2º Andar, Prédio de Tecnologia da Informação.
Link do evento no portal principal do Ada Lovelace Day: http://findingada.com/event/ada-lovelace-day-ifsuldeminas-campus-muzambinho/
Conheça um pouco mais sobre Ada Lovelace:
Ada nasceu em 1815, mas faleceu com apenas 36 anos de idade, vítima de câncer. Foi a única filha legítima do poeta Lord Byron e sua esposa Anne Isabella. Foi a mãe de Ada quem promoveu o interesse da filha por matemática e lógica em um momento no qual as mulheres não possuíam voz, mesmo dentro de suas casas.
Hoje Ada é reconhecida, principalmente, por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. A máquina analítica de Charles Babbage que serviu de inspiração para chegarmos no atual modelo do computador que conhecemos.
Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiram à máquina de Babbage computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.
TEXTO: IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho com informações de Aracele Fassbinder, Raphael de Paiva Gonçalves e Ricardo Negreiros. |