Computação Desplugada
Qua, 08 de Julho de 2015 13:53

Projeto "Computar Brincando" realiza Mostra de Fluxogramas com alunos da Escola Estadual Cesário Coimbra.

No dia 25 de junho, estudantes que participam do projeto “Computar Brincando” puderam demonstrar suas aptidões desenvolvidas ao longo do primeiro semestre deste ano. A iniciativa aconteceu com a realização da "Primeira Mostra de Fluxogramas para Resolução de Problemas”, onde cada grupo de alunos expôs um problema cotidiano resolvido por fluxograma.

O projeto está cadastrado junto ao CNPq com o título: “Uma investigação sobre a influência de oficinas de computação desplugada e inclusão digital como forma de promover melhora no raciocínio lógico e na capacidade de abstrair dados dos indivíduos”.

É um trabalho de pesquisa, com interface de extensão, conduzido pelas professoras Aline Marques Del Valle e Sandra Helena Miranda em parceria com os estudantes:

• Erlon Charles Gomes de Aquino Júnior (bolsista do CNPQ e graduando na Ciência da Computação);
  • Aline Andrade (estagiária voluntária e graduanda na Ciência da Computação);
  • Natanael Fabrício Dacioli Batista (bolsista do CNPQ e aluno do Técnico em Informática Integrado);
  • Vinícius Edson Silva Santos (estagiário voluntário e aluno do Técnico em Informática Integrado).

Juntos formam a equipe de atuação deste projeto que também está vinculado ao Labsoft (Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação) do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

O objetivo do “Computar Brincando” é incentivar os alunos da Escola Estadual Cesário Coimbra a realizarem buscas por meio do conhecimento dentro da área de tecnologia, fazendo com que tais entrem em contato, ainda no Ensino Fundamentalm, com lógica de programação. As atividades de Computação Desplugada promovem uma metodologia de ensino fundamentada por Tim Bell. Além disso, o projeto capacita os professores da Escola e, com isso, traz uma melhoria ao ensino e à aprendizagem.

Texto: Sandra Helena Miranda
Revisão: Lucas Constantino