3 anos de Labsoft
Sex, 22 de Maio de 2015 14:04

Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) comemora 3 anos.

Para marcar os três anos de existência do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) foi realizado no último dia 20 de maio, no Prédio de Informática, o mini-evento "LabSoft 3 Anos: Ajudando a Construir a História da Computação Aplicada à Educação no IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho".

O evento teve como objetivo resgatar a história do LabSoft e despertar novas reflexões sobre o seu papel dentro do curso de Computação do Câmpus Muzambinho e na comunidade brasileira de computação e educação.

O Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação - LabSoft - foi fundado em 2012 e atende estudantes e professores dos cursos da área de computação e informática, mas também existem projetos interdisciplinares, envolvendo professores da área de Educação Física, Química, dentre outros.

Foi criado, inicialmente, para servir como um espaço de investigação, experimentação, reflexão e diálogo entre professores e estudantes interessados em desenvolver projetos envolvendo disciplinas de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação. Também existem contribuições do LabSoft para a disseminação de práticas pedagógicas mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Os professores Ramon e Aracele apresentaram a história e as linhas dos trabalhos conduzidos:

• Educação em Computação
  • Computação Aplicada à Educação e Educação Especial
  • Educação à Distância
  • Desenvolvimento Web e Web Semântica
  • Desenvolvimento de Jogos Educacionais para a plataforma Web
  • Gamificação e Processos de Aprendizagem
  • Massive Open Online Courses (MOOCs)

Em seguida, alunos e ex-alunos que atuaram no laboratório, realizando estágio, trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica ou projetos de extensão, falaram sobre suas experiências e como o LabSoft tem influenciado em suas vidas pessoais e profissionais.

O Professor Ramon encerrou o evento e aproveitou para convidar alunos e professores presentes a participarem do V Congresso Internacional promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia, que será realizado no IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho entre os dias 01 e 04 de Julho. Ele e outros membros do LabSoft irão realizar cursos durante o evento.

Mais informações sobre o LabSoft: http://labsoft.muz.ifsuldeminas.edu.br

Texto: Aracele Garcia de Oliveira
Revisão: Lucas Constantino