2ª LABOGIN
Qua, 17 de Dezembro de 2014 13:56

Funcionários e estagiários do Câmpus Muzambinho participam da 2ª Gincana da Ginástica Laboral.

2a Gincana entre funcionarios 2Na manhã desta quarta-feira, 17 de dezembro, aconteceu a 2ª Gincana da Ginástica Laboral do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. Cerca de 50 funcionários (efetivos, terceirizados e também estagiários) de diferentes setores participaram de diversas atividades físicas promovidas pelo projeto de extensão Labor Vip. O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo do Câmpus.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Diretor do Departamento de Administração e Planejamento, Sr. Carlos Guida Anderson, do Coordenador Geral de Atendimento ao Educando, prof. Evane da Silva, do Coordenador do curso de Educação Física, prof. Rafael de Castro Kocian, da Coordenadora dos Projetos de Extensão de Educação Física, prof.ª Elisângela Silva, e da Coordenadora do Projeto de Extensão Labor Vip, prof.ª Januária Andréa Souza Rezende. A solenidade foi conduzida pelo Coordenador do SIEC (Seção de Integração Escola Comunidade), Sr. Carlos Esaú dos Santos.

Os participantes foram divididos em duas equipes: Inter e Ação - respectivamente, vermelha e azul. A disputa começou com a participação dos times em duas apresentações de Zumba, que foram ministradas pela professora Alessandra Casagrande. Em seguida, foi feito um jogo de perguntas e respostas com a tradicional torta na cara. Em outra brincadeira, com uma bexiga amarrada no pé, os participantes tinham de proteger o balão e tentar estourar, por um determinado, as bexigas que estavam nos pés dos adversários. O trabalho em equipe aconteceu nas duas últimas provas: a corrida em duplas com os cadarços amarrados e a queimada entre as equipes.

2a Gincana entre funcionarios 51"Além de promover um dia diferente e a interação entre os funcionários, essa gincana é uma das poucas vezes em que se reúne as pessoas que trabalham em diferentes setores", explicou uma das estagiárias e organizadoras da 2ª LABOGIN, Stéfani Reis. Além dela, o projeto conta com a participação de outro estudante do curso de Educação Física, Rodrigo Nunes Silva.

Na disputa entre as modalidades, a Equipe Inter conquistou o maior número de pontos e, com isso, o troféu de Campeã da 2ª LABOGIN do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. Além dos troféus de primeiro e segundo colocado, a banca de jurados premiou o funcionário Fábio de Oliveira Almeida (foto) com o troféu de "Destaque da Gincana" pelo excelente desempenho na competição. Ao final do evento, os participantes foram convidados para um almoço no Refeitório do Câmpus Muzambinho.

O Projeto Labor Vip

Desde 2011, o projeto Labor Vip - Ginástica Laboral promove aulas diárias nos setores do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho e desenvolve diversas atividades que estimulam a participação e o desenvolvimento de práticas corretas de postura, qualidade de vida e na prevenção de lesões ou esforços repetitivos recorrentes do ambiente de trabalho.

Além de estimular práticas esportivas e favorecer o convívio entre os colegas, o projeto busca diminuir o estresse físico e mental e melhorar a produtividade. As atividades desenvolvidas trabalham as diversas capacidades físicas: flexibilidade, força, resistência, coordenação motora, raciocínio, mobilidade e postura.

Todos os funcionários atendidos recebem também um acompanhamento com avaliação física realizada com os equipamentos de alta tecnologia que o curso de Educação Física dispõe.

Texto: Lucas Constantino.

Fotos: Robertto Cavalcanti.